2Jul/14

Uso de pasta de dentes com flúor em bebês e crianças

POR: MirelaCATEGORIA: Dentista, Diversos, Papo de Mãe, Papo Profissional(0) COMENTÁRIOS

O novo protocolo do uso de flúor recomendado pela Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO) e da American Academy of Pediatric Dentist (AAPD) é que ao nascimento do primeiro dente do bebê o mesmo deve ser higienizado com escova de dente e pasta COM FLÚOR na concentração de 1000 ppm (só observar o verso da embalagem e desconsiderar a idade indicada).

É sabido que nesse período o bebê não conseguirá cuspir o conteúdo, mas a ingestão da pasta na quantidade determinada não traz nenhum risco ao pequeno.

– Para bebês menores de 4 anos: Fazer duas escovações ao dia com a pasta fluoretada (de manhã e antes de dormir), na quantidade de meio grão de arroz cru para bebês com até oito dentinhos e um grão de arroz cru para bebês com mais de oito dentinhos. A escovação pós-almoço pode ser feita com pasta SEM flúor ou apenas a escova umedecida em água filtrada.

– Para crianças maiores de 4 anos: Fazer três escovações ao dia com pasta fluoretada (manhã, tarde e noite), na quantidade de um grão de ervilha.

Importante!! Pasta de dente não é um artigo de perfumaria, mas sim um produto de higiene pessoal. Logo, os adultos devem se responsabilizar pela quantidade a ser colocada na escova e supervisionar a escovação.


Paula Baião Nemer
Odontopediatria
CRO ES 4623

     
    TAGS , , , , , , , , , , , , ,

    0 comentários

    Deixe um comentário