14Mai/13

Tosse

POR: MirelaCATEGORIA: Papo Profissional, Pediatra(1) COMENTÁRIOS

image

Tosse

Pois é gente, o Matheus tem andado com uma tosse chata e a Mirela tem andado agoniada com isso, dai depois de orienta-la a tratar da tosse do pequeno lembrei de falar um pouco sobre o tems aqui pra voces. Como hoje é dia da coluna De Pediatra Para Mamae, aqui vai

:

“A tosse é um sintoma que incomoda muito e tira o sono de crianças e pais. A tosse é um reflexo desencadeado pela irritação dos brônquios que pode acontecer por secreção ( catarro) ou por um processo alérgico.

Ela pode ser cheia (secretiva ) ou seca (alérgica). Na tosse cheia ou produtiva não devem ser utilizadas medicações para parar a tosse e sim expectorantes para ajudar a expelir essa secreção,e em alguns casos broncodilatadores ( medicações utilizadas para asma ). Já a tosse seca pode ser tratada com inibidores da tosse ou com antialérgicos. É sempre importante que um médico avalie a tosse e examine o pulmão dos pequenos para decidir a melhor estratégia de tratamento.

Nem sempre uma criança que está tossindo muito está muito doente, pode ser só uma gripe. Mas é importante observar a criança como um todo e perceber sinais de piora que possam indicar uma complicação desta gripe. Os sinais de piora são retorno da febre após alguns dias sem febre, alteração da respiração com chiado ou esforço para respirar ou astenia (fraqueza importante). Em caso de qualquer um dos sinais de piora, procure imediatamente uma emergência. Se a tosse não vier acompanhada de sinais de gravidade consulte o seu pediatra.”

Por Dra. Marina Rocha Azevedo

[essb-fans style=flat cols=4]
 
TAGS , , , , , , ,

1 comentários

1 Comentário

7 Dicas para ensinar o bebê a usar canudo « Estilo Bebês

21 de Janeiro de 2015 às 12:51Responder

[…] feita sob a supervisão dos pais, pois muitas vezes os bebês podem engolir rapidamente, e produzir tosse e engasgo com o […]

Deixe um comentário