16Mar/16

Ter um bichinho em casa é tudo de bom!

POR: Mirela AciolyCATEGORIA: Diversos(1) COMENTÁRIOS

IMG_3442

 

Esses dias postei uma foto da Bruneca brincando com o Pepeu e como esperado, fez o maior sucesso. Acho que todos estava aguardando o momento em que Pepeu desse inicio à amizade com a mais recente integrante da casa, e finalmente esse momento chegou.

Já contei aqui no blog o que eu fiz quando nasceu Matheus. Infelizmente como é comum no pós parti eu fiquei cheia de medos e com isso mudei alguns dos planos que tinha feito na gestação. Um deles terminou afetando o primeiro contato do Pepeu com o Matheus.

Agora que passaram os meus medos de mãe leoa protetora, eu vejo todos os benefícios que conviver com Pepeu traz para o Matheus e agora para a Bruna também. O animal de estimação estimula muito a criança! Vocês sabiam que quando Matheus começou a engatinhar o Pepeu estava do lado?

Isso aconteceu porque todo o bebê precisa exercitar a sua coordenação motora fina ao ter que controlar a sua força para acariciar o animalzinho. Outra coisa que aconteceu e marcou muito essa relação Matheus + Pepeu foi que os primeiros passos do meu filho foram atrás do nosso cachorrinho! Conseguem imaginar como foi lindo esse momento?

O olfato, a visão e a audição também são estimulados pelos sons, cheiros e movimentos dos bichinhos. Os animais trazem bem-estar para a família toda! Essa relação reduz o nível de estresse de todos os moradores da casa, além de ajudar as crianças a entenderem o controle e emoções e o convívio com outros seres. E isso não sou eu que estou inventando. Isso está provado através de inúmeros estudos científicos feitos.

A criança começa a perceber o quanto o seu comportamento pode afetar outros seres do seu convívio, além de entender algumas regras e a conviver com alegrias e tristezas do dia-a-dia. O senso de responsabilidade dos pequenos é formado com os animais em casa, já que eles sabem que aquele serzinho que eles tanto amam depende deles (caso você dê alguma responsabilidade para eles, o que é ótimo).

E para aquelas mamães que acham que o filho vai adoecer mais, as notícias são ótimas. Uma pesquisa da Finlândia constatou que crianças que convivem com cachorros adoecem menos, tem menos alergias e tomam menos antibióticos. A explicação é que os cães, já que possuem pelos, levam alguns germes e bactérias para dentro de casa e amadurecem mais rapidamente o sistema imunológico das crianças.

Claro que o contato direto com os cães deve seguir algumas regras sempre. É importante que algum adulto fique sempre por perto, supervisionando. E devemos lembrar sempre que animal de estimação não é brinquedo! Ele exige cuidados, carrinho e muito amor de todos da casa!

     
    TAGS

    1 comentários

    1 Comentário

    Bichinho em Casa – mae24

    16 de Março de 2016 às 14:07Responder

    […] Mirela AciolyCATEGORIA: Diversos(0) […]

    Deixe um comentário