22Jan/14

Suco de Caixinha, uma opção nada saudável

POR: MirelaCATEGORIA: Diversos, Nutricionista, Papo Profissional(6) COMENTÁRIOS

            As prateleiras estão cheia de ofertas. O cliente escolhe pelo preço, pela marca, mas nem sempre se dá conta do detalhe mais importante: O valor nutricional. Principalmente a quantidade de açúcar que vem especificado no rótulo.

Muitas pessoas acreditam que estão optando por uma bebida mais saudável quando trocam o refrigerante pelo suco de caixinha, mas NÃO!!

Os sucos de caixinha contêm altos índices de açúcares, aromatizantes e corantes. Em média, o suco de caixinha tem mais açúcar do que um refrigerante. Segundo dados de um estudo feito por pesquisadores da USP e da Faculdade de Medicina do ABC, os adolescentes consomem em média cerca de 26 Kg de açúcar por ano com refrigerante e suco pronto, 45% a mais que o limite aceitável, que é de 18 Kg. Crianças também consomem mais que o recomendado. O aumento na ingestão de açúcar pode acarretar algumas doenças, tais como: obesidade, sobrepeso, diabetes e doenças cardiovasculares.

A maioria dos sucos de caixinha é comercializada em embalagens Tetra Pak® e é submetida às altas temperaturas  (82ºC a 87ºC, podendo chegar a 95ºC),  fazendo com que alguns nutrientes, como as vitaminas do complexo B e a vitamina C sejam eliminadas.

As propagandas são altamente atrativas e influentes, sempre mostrando imagens de pessoas saudáveis e frutas fresquinhas, como se estas estivessem 100% presentes nos sucos. Podemos observar também que as indústrias mencionam que os sucos não apresentam conservantes, levando o consumidor a pensar que está ingerindo um alimento saudável. Na verdade, as indústrias adicionam aromatizantes sintéticos e uma quantidade considerável de açúcar. A maioria dos sucos tem uma média de 2 colheres (sopa) cheia de açúcar para cada 200 ml de suco.

Ao ler os rótulos detalhadamente da grande maioria dos sucos de caixinha, podemos encontrar vários corantes na sua composição, tais como: amaranto (INS123), tartrazina (INS102) e o benzoato de sódio (INS 211). Esses corantes quando consumidos regularmente, podem causar distúrbio do  déficit de atenção (DDA), reações alérgicas e hiperatividade.

Portanto, a melhor opção na hora de se escolher um suco é o natural. Para melhor aproveitamento dos nutrientes, este deve ser consumido em até 1 hora após o preparo. Depois disto, ele começa a perder alguns nutrientes, mas mesmo com esta perda, ainda é a MELHOR opção.

Um suco natural não demora mais do que 5 minutos para ser preparado e tenho certeza que a sua saúde e a dos seus filhos agradece!

 

Fernanda Monteiro V. A. Rocha

Nutricionista, especialista em Nutrição Infantil

CRN1: 7055

     
    TAGS , , , , ,

    6 comentários

    6 Comentários

    Carla Cristina

    22 de Janeiro de 2014 às 15:33Responder

    o açurcar no suco de caixinha de soja é igual?

    Renata Fernandes

    22 de Janeiro de 2014 às 15:57Responder

    e os sucos integrais, descritos como sem conservantes e sem adição de açúcares?

    Adriele Cristine

    22 de Janeiro de 2014 às 19:05Responder

    Amei o post…
    Agora só suco natural, já comprei até a garrrafinha térmica…

    Fernanda

    22 de Janeiro de 2014 às 20:52Responder

    Preciso mandar lanche e suco para a escolinha da minha filha, poderia me dar uma orientação.? Ela tem 1 ano e 7 meses mas ja come de tudo. Obrigada

    Eliza

    30 de Janeiro de 2014 às 16:31Responder

    E qual melhor opção para mandar para a escolinha ? Obrigada.

    karina emerick

    3 de Fevereiro de 2014 às 11:01Responder

    Vixi…verdade…nunca pensei nisso…vou me ligar

    Deixe um comentário