11Jan/14

Receitas de Arroz infantil e primeiros purês para bebês de 6 a 8 meses

POR: MirelaCATEGORIA: Alimentação, Papo de Mãe(2) COMENTÁRIOS

Oi gente, tudo bom?

Sabiam que o arroz  é um dos melhores alimentos para se fazer a introdução de alimentos sólidos no bebê. Misturado ao leite materno ou a fórmula, parece um leite mais espesso. Legumes de raiz, como cenouras e nabos, são também alimentos muito bons para a introdução porque os bebês adoram o gosto doce natural deles.

Pensando nisso, reuni três receitinhas para as mamães fazerem nesta primeira fase para o seu bebê.  Estas receitas podem ser acompanhadas por um franguinho cozinho, por exemplo, ou a carne que o pediatra tiver liberado para o seu bebê comer.

No inicio eu gostava de dar a comida bem passadinha para o Matheus comer. Isso facilitou o processo introdução de alimentos sólidos. Com o tempo fui introduzindo pedacinho e a naturalmente a introdução de pedaços para ele mastigar ficou fácil.

Arroz infantil caseiro

Preparo: 5 minutos

Cozimento: 20 minutos

Porções: Um pouco mais de 1/3 de xícara (16 porções)

2 colheres de sopa de arroz integral

2/3 de xícara de água

4 a 6 colheres de sopa de leite materno ou de fórmula e mais um pouco para misturar.

Modo de preparo

Triture o arroz até obter um pó fino em um triturador elétrico. Misture a agua em uma panela pequena. Deixe ferver e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos mexendo constantemente. Nessa etapa o arroz terá ficado consideravelmente mais espeço. Acrescente 4 colheres de sopa de leite materno ou de fórmula e continue a cozinhar sem parar de mexer por mais 10 minutos. Acrescente mais leite se a mistura ficar muito espeça. Tire do fogo e use um mixer portátil para transformar o arroz em um purê liso e cremoso. Resfrie a mistura.

Antes de oferecer ao bebê, acrescente leite para deixar o creme menos espeço e atingir a consistência desejada. A temperatura deve ser morna.

 

Purê de cenoura

Preparo: 3 minutos

Cozimento: 10 minutos

Porções: 1 a 6

1 cenoura média, de cerca de 100g

Modo de preparo

Descasque a cenoura. Corte-a em cubos de 3mm. Cozinhe em uma panela de pressão ou em água fervente sem sal (suficiente para cobrir os cubos) por cerca de 10 minutos ou até ficarem macios. Escorra e guarde a água usada no cozimento.

Faça um purê usando um mixer portátil. Acrescente duas ou três colheres de sopa da água quente do cozimento ou de leite materno ou de fórmula e misture até obter um consistência rala e levemente cremosa. Passe por um coador com furos pequenos ou no Passe-vite, usando a lâmina mais fina. Sirva morno.

Pode guardar na geladeira por 24 horas ou congele por até quatro semanas.

Purê de batata e nabo

Preparo: 5 minutos

Cozimento: 15-25 minutos

Porções: 1-6

55 g de batata ou batata doce

55 g de nabo

Modo de preparo

Descasque os legumes, corte-os em cubos e coloque-os em uma panela pequena com água sem sal suficiente para cobri-los. Deixe começar a ferver, tampe e cozinhe em fogo baixo por 10 a 15 minutos, ou até ficarem bem macios. Escorra e guarde a usada no cozimento.

Para transforma-las em purê, passe-os por um coador ou um passe-vite, usando a lamina mais fina, e acrescente a água do cozimento ou o leite que o bebê costuma tomar em quantidade suficiente para obter uma consistência macia e cremosa. Sirva morno.

Guarde na geladeira por 24 horas ou congele por até quatro semanas.

 

Gostou das receitinhas?

Não deixe de comentar e compartilhar. Além de eu adorar a sua participação, você ajuda no crescimento do Blog.

     
    TAGS , , , ,

    2 comentários

    2 Comentários

    Heloísa

    11 de Janeiro de 2014 às 18:23Responder

    Adorei as dicas das receitas,vou começar a introdução de alimentos no próximo mês ,e já ando pesquisando receitinhas,obrigada

    Necy

    11 de Janeiro de 2014 às 18:25Responder

    O leite materno não qualha no calor do fogo ??? Congelar com leite materno será q não estraga?

    Deixe um comentário