29Jul/13

Quando a criança não quer falar

POR: MirelaCATEGORIA: Papo Profissional, Pediatra(9) COMENTÁRIOS

bebe-fala3

Oi gente, tudo bom?

Fazia  tempo que eu não passava por aqui, mas é que Matheus esteve de férias, e eu confesso que não estava dando conta. rsrs Acho que vocês me entendem.

Estas foram as primeiras férias dele, e eu cheguei ao fim delas, morta. Toda a rotina se foi pelo cano, ,mas em compensação, temos um menino cheio de graças e manias aqui em casa. rsrs

Tem várias coisas novas que ele aprendeu, mas a que eu mais quero, ele nao aprende: Falar. Eu acho que vou me arrepender de querer tanto isso hahaha do mesmo jeito que me arrependi de ter querido tanto que ele andasse. Hoje eu acho que mais um pouquinho sem andar, iria me poupar de tantaaa coisa. Depois que ele andou, nunca mais eu tive verdadeiro descanso, mas isso rende um post a parte.

Hoje eu quero mesmo que o tema seja a Fala.

Temos aqui em casa, um pingo de gente que pede tudo, sabe se expressar com a maior habilidade do mundo, mas falar, falar mesmo que é bom… muitoooo pouco.

Matheus tem 1 ano e 4 meses e o seu vocabulário é o seguinte:

Mamãe (clássico)

Papai (outro clássico)

Áalo (cavalo)

Pum (pão)

Áais (água)

Mais (mais pum, mais áais, mais alguma coisa que ele queira)

Maaais (me dá)

Maaais (de novo, minha culpa, eu tô ligada)

Esse é o extenso vocabulário do meu aspirante a mímico.

No outro dia, eu estava vendo uns videos da irmã dele (minha enteada) e ela com a idade dele falava tuuudo! Fazia frases compostas, explicava as coisas, enfim, tudinho, mas isso me fez lembrar que nunca devemos comparar a nossa criança com nenhuma outra. Cada uma tem o seu ritmo.

A pensar em tudo isto, eu pensei que seria um ótimo tema, para a Dra. Marina Rocha Azevedo (@minhapediatra) falar aqui pra vocês.

Quantas não são as mamães que vêm me pedir ajuda porque o seu pequeno ainda não fala nada! Mas calma gente, ela vai explicar direitinho tudo pra vocês.

Olhem só:

“Muitas mães e pais ficam angustiados quando seu bebê não fala na idade “prevista”.

Mas, quem definiu esta idade?

A idade normal para uma criança começar a falar é determinada pela sua necessidade (isso para as crianças com desenvolvimento e audição normais).

Muitos de nós, pais e mães, adivinhamos o que nossas crianças querem e não deixamos espaço para eles pedirem. A criança aponta e nós já corremos com um copo de água, com o brinquedo ou apenas para dar colo.

Se você sempre fez o acompanhamento do seu filho com o pediatra, fez o teste da orelhinha, sabe que ele ouve, ele fala a língua dele…. Seu filho vai falar, mesmo que demore um pouco.

Um bom indício de que a criança de 1 ano ou mais ouve, é o fato deles conseguirem entender e obedecer comandos simples: me dá; pega o brinquedo; manda beijo…. Se ele ouve e entende, ele vai falar.

Algumas atitudes podem ajudar: conviver com outros adultos que não “adivinhem “ o seu pensamento, brincar com crianças maiores, vibrar quando a criança falar as primeiras palavras.

Outras atitudes atrapalham muito: assistir televisão por muito tempo, ficar brincando sozinho, pouco contato com outras pessoas fora do ambiente familiar.

E se seu filho ainda não fala…. Converse com ele, estimule que ele conte as coisas que aconteceram, mesmo que você não entenda nada. E não deixe ele perceber que você está dando muita importância a isso. Se a criança percebe a sua preocupação ela pode usar isso para conseguir a sua atenção.

Se você está realmente preocupado e quer fazer uma avaliação, leve seu filho a um fonoaudiólogo especializado em fala. Só esse profissional pode indicar um possível problema e um tratamento. Se existir uma suspeita de problema auditivo também deve ser consultado um otorrinolaringologista. Explica a Dra. Marina¨

 Por isso mamães, nada de ficar dando tudo de mão beijada para os pequenos. Bora começar a insistir para que eles tentem dizer o que querem.

     
    TAGS , , , , , , , , , ,

    9 comentários

    9 Comentários

    Kelyane

    29 de Julho de 2013 às 19:23Responder

    Meu Gui está com 1 ano e 5 meses e minha ansiedade é essa, que ele fale. Sou pedagoga, estudante de psicologia, conheço bem os estágios do desenvolvimento, mas meu coração de mãe cismou com a fala. Como o Matheus, o Gui entende tudo, obedece os comandos, mas quase tudo pra ele é anh, ia, au…
    Grande beijo!

    Carla

    3 de Outubro de 2013 às 22:53Responder

    Era disso que precisava….mais uma vez muito obrigado. Meu filho ouve, entende perfeitamente os comandos, uhhhuuuuu / ele vai falar

    Paula

    8 de Novembro de 2013 às 14:02Responder

    Nossa gente, quanta pressa. Meu filho tem 2 anos e 3 meses e não fala nem metade do que você diz que o Matheus está falando. Ele está falando muito! Meu filho entende tudo e sabe o significado de tudo, mas falar que é bom, quase nada. Calma né! Até os 3 anos tá normal não falar tudinho.

    lea

    27 de Novembro de 2013 às 10:44Responder

    oi meu filho tem 2 anos e 6 meses nao fala nada só mamae nao olha quando chamo o seu nome ,se eu canto uma musica que ele gosta ele olha rir e danca mas parese que nao entende o que agente fala sera que ele é autita

      Mirela

      27 de Novembro de 2013 às 19:30Responder

      vOi vanda, tudo bom?

      Querida, com 2 anos e 6 meses já era para ele falar mais alguma coisa além de mamãe.

      rocure o pediatra e converse com ele sobre isso. Ele será a melhor pessoa para reencaminha-la para o especialista certo. Mas procure mesmo.

      Mil Bjs

      Mirela

        M. Angela Gonçalves

        4 de Fevereiro de 2015 às 22:48Responder

        Na verdade, voce deve consultar uma FONOAUDIÓLOGA, que tem a formação específica para avaliar a criança, orientar a família e, se necessário, proceder à terapia. Se tiver dúvidas, estou à disposição: angela.fonoaud@gmail.com

      carolin amarques

      17 de Dezembro de 2013 às 10:09Responder

      o meu tambem…. to com medo…

    Vanessa

    12 de Fevereiro de 2015 às 16:31Responder

    Olá mamães! Meu Miguel tem 1 ano e 6 meses TB ouve e entende todos os comandos, mas só fala: mamãe, papai, neném, vovó… Estou anciosa ..! Acho q vou marcar um fono.
    Bjs

    Sandra

    21 de Fevereiro de 2015 às 14:20Responder

    Oi gente! Meu neto está a completar 2 aninhos. Ele interage com a gente, quando deseja algo ,pega em nossa mão e nos leva ao objeto de desejo. Olha em nossos olhos…sorri…. Até brincar de esconder ele brinca. Mas falar….. Nada… Às vezes fala ” mama” papa” , “aaaa ” pra água ou seja, um vocabulário muito pequeno pra idade dele. Quando vê letras, ele aponta…. E olha pra gente, esperando que falemos o nome da letra… E quando a gente não fala, ele olha pra letra e diz algo q não compreedemos. Preciso de ajuda…neuropediatra… Estamos ansiosas pra vê – lo falando… Grande beijo

    Deixe um comentário