27Jan/14

Pare de se culpar, essa fase vai passar!

POR: MirelaCATEGORIA: Confessionário, Papo de Mãe(9) COMENTÁRIOS

A maternidade é uma verdadeira montanha russa, cheia de altos e baixos, onde o percurso é igual para todas nós e as emoções são vividas no grau mais intenso que possamos imaginar. No entanto cada uma vive de um jeito particular a sua "viagem" e cada uma se posiciona e encara as emoções de uma forma diferente, mas independentemente da forma como nos posicionamos e como as encaramos, parece que a maternidade veio para testar os  limites de qualquer mãe. Em cada fase uma nova prova, em cada prova um novo sentimento e uma nova descoberta e nós em todas elas sempre achamos que apesar de tudo vamos falhar a qualquer momento.   

"Ai meu Deus, o meu filho não dorme, não aguento mais…"

"Jesus amado, meu filho é muito chorão, não aguento mais…."

"Socorro,  meu filho não come nada, acho que vou enlouquecer…"

"Meu filho está genioso, morde, bate e grita com todo o mundo, acho que vou perder a cabeça a qualquer momento…"

Estas são apenas algumas das frases que eu aposto que 99% das mães já falaram ou vão         falar um dia.

No limite da exaustão,  achamos que não vamos conseguir aguentar, que a qualquer momento vamos surtar (isso quando não surtamos) e entre falhas e surtadas, no silêncio do nosso pensamento, num determinado momento nos culpamos pela péssima mãe que julgamos estar sendo e achamos que não vamos conseguir nunca ser a mãe que sempre sonhamos e dissemos que seríamos. 

A sociedade criou um perfil de mãe que não é humanamente possível, mas nós só percebemos isso depois que a maternidade passa a ser uma realidade nas nossas vidas. Ninguém é perfeito. Pode até aparentar sê-lo, mas entre quatro paredes, os defeitos veem sempre à tona, porque não dá para conseguir ultrapassar todas as fases da vida de um bebê/criança sem ter aquele momento de desespero. Ser mãe cansa, e cansa muito e tem uma hora que a gente acha que não vai aguentar mais, que chegou ao limite do seu cansaço e da sua paciência. O problema é que nos esquecemos de que tudo não passa de uma fase e que nada é eternamente estável e constante.
Nos esquecemos de que tudo vai passar e a única coisa que vai ficar é uma saudade danada e uma vontade imensa de voltar no tempo. 

Se você acha que está no seu limite, se você se sente a pior mãe do mundo porque não esta dando conta da fase do momento e não está conseguindo supera-la, lembre-se da fase anterior. Viu como ela passou até rápido e você conseguiu vence-la? Pois é, o mesmo vai acontecer com esta.

Não se desespere. Pare de se julgar. Você é muito melhor do que pensa. Não permita que o seu subconsciente a julgue. Pense sempre que você está o tempo todo dando o melhor de si, mesmo quando acha que não está.

Além disso, você não é a única e ter esses sentimentos, acredite! Toda a mãe, uma hora ou outra passa por isso. Mas é importante que nunca esqueçamos que vai passar. Pode demorar um pouco, mas vai passar, só não podemos é querer apressar a fase. A pressa é inimiga da perfeição e todas as fases são extremamente importantes para o bom desenvolvimento do seu pequeno.

Quando estiver no seu limite, respire fundo. Se precisar, saia de cena e só volte quando estiver mais calma. Se lembre de que a sua atitude pode influenciar positiva ou negativamente a vida e a personalidade do seu filho, mas se errar uma vez ou outra também não se sinta a pior pessoa por isso.

Erros são importantes para aprendermos a agir da melhor maneira. Aprenda com eles.

Só pare de se culpar.
Se você tenta sempre ser a melhor mãe que consegue, saiba que só de tentar você já é a melhor mãe do mundo!

[essb-fans style=flat cols=4]
 
TAGS , , , , , , , , , , , ,

9 comentários

9 Comentários

Pamela

27 de Janeiro de 2014 às 15:51Responder

Eu nunca planejei um filho e depois de sete anos de casada eu por uma pequena falha engravidei.No começo fiquei com muita raiva de mim mesma por ter vacilado mas do apartir do quinto mes eu vi que aquele momento era maravilhoso.Agora estou me sentindo a pior mãe do mundo meu bb tem dois meses e não dorme a noite e é muiiito chorão.Espero que essa fase passe logo,amei o post!

    Angel

    31 de Janeiro de 2014 às 14:55Responder

    Essa fase passa mas vem outras. É normal o bebê chorar muito nessa fase pois tem cólica. Após o terceiro mês melhora, e muito! Você vai ver como é bom ser mãe. Meu bebê tem 6 meses… cada dia aparece com uma coisa diferente. É um amor infinito!!!

Nadia

27 de Janeiro de 2014 às 17:28Responder

Amei o texto, era tudo que eu precisava. Estou em paz com meu coração! Fiquei emocionada de verdade quando comecei a ler, parecia que você estava falando de mim.
rsrs :*

Raquel

27 de Janeiro de 2014 às 19:55Responder

era tudo que eu precisava ouvir nesse momento

Bianca

28 de Janeiro de 2014 às 9:33Responder

Perfeito!

Cida

4 de Fevereiro de 2014 às 15:40Responder

Maravilhoso…pq hj na era do face, vejo amigas mães tão lindas e felizes q penso q só eu estou na dificuldade…bom saber que não estou sozinha.

cinthia

1 de Fevereiro de 2015 às 0:52Responder

Tenho um bb de 8 meses, todos os dias eu penso em ir embora, ele é chorao, manhoso e só quer fazer bagunsa e por sugera na boca, quando o pai ta perto ele fica pior, nao faço nada em casa so fico com ele, e mesmo assim nao esta bom pra ele, essa fase começou faz uns 3 meses e ele so piora to perdida.

cinthia

1 de Fevereiro de 2015 às 0:53Responder

Tenho um bb de 8 meses, todos os dias eu penso em ir embora, ele é chorao, manhoso e só quer fazer bagunsa e por sugera na boca, quando o pai ta perto ele fica pior, nao faço nada em casa so fico com ele, e mesmo assim nao esta bom pra ele, essa fase começou faz uns 3 meses e ele so piora to perdiperdidada.

Tatiana

15 de Fevereiro de 2016 às 18:56Responder

Olá, tenho dois filhos um de 4 anos e uma de 1 ano e meio, e não estou aguentando mais, Não consigo sentar, eles ficam o tempo todo atrás de mim., até para ir ao banheiro. Minha filha então, que não vai com ngm., Só fica comigo, Gente estou me sentindo péssima, pois eles brigam o tempo todo, ficam muito intediado, e não me dão nem.um minuto de sossego, qnd dorme, vou arrumar a casa, ou seja não descanso em nenhum.momento, tô muito estressada, tô a ponto de enlouquecer!!

Deixe um comentário