7Out/13

Preparando o quarto do bebê, para o bebê!

POR: MirelaCATEGORIA: Antes, Decoração, Papo de Gestante, Papo de Mãe(10) COMENTÁRIOS

Dentro das muitas coisas que a mulher pensa quando engravida uma das primeiras sem duvida, é o quarto do bebe! Ah como eu sonhei com o quarto do meu filho! No entanto eu acho que fui diferente do “normal”. Não queria nada provençal, nada muito “relaxante” como vejo por ai. Queria algo alegre, com cor, arrojado até. Resumindo, eu não queria um quarto para mim! Queria um quarto para o meu filho!

Muita gente pensa que quarto de bebê tem que ser com tons pastel, algo nada agitado para o bebe não ser estimulado demais e tal. Já eu penso o contrário. O quarto do bebe, para mim tem que ser quarto de criança, com cor, tem que ter o mínimo de estimulo sensório-motor, e ter espaço para novas adaptações!

Pense comigo Se você fosse um bebê, qual dos dois quartos você escolheria?

Quarto A ou B?

imagesQuarto A

486110-Quarto-de-bebê-unissex-dicas-fotos-13  Quarto B

 

Quarto A

Trata-se de uma proposta ousada: um quarto de acordo com os princípios do método Montessori, para criar um ambiente rico e estimulante. Tudo é concebido para o benefício do bebê, não para a conveniência dos adultos. Por isso o chão é forrado com tatame ou tapete e o berço foi substituído por uma cama de chão, além da escolha das cores serem mais atrativas para o bebê.

Pode não parecer prático para logo que o bebê nasce, mas a grande maioria das mães coloca o bebê para dormir os primeiros meses junto de si. Caso queira que o seu beb durma desde logo no seu quarto, pode substituir o colchão no chão por um berço de viagem nos primeiros meses (ou se quiser, no berço comum mesmo) e quando o bebê passar a fase de menos cuidados, guarda o berço de viagem (muito mais fácil de guardar do que um berço de madeira) e substitui por um colchão no chão ou uma cama baixa (como eu fiz aqui). Matheus passou para a cama com um ano e um mês.

Se optar por um colchão no chão, não se esqueça de colocar almofadas em volta e um tapetinho (pode ser e borracha) até que ele se acostume ao espaço que tem e não caia.

Quarto B

É realmente encantador, mas do ponto de vista dos estímulos sensório-motores é um ambiente pobre. O bebê fica o tempo todo encarcerado no berço, e tem sua visão encoberta por protetores acolchoados.

O que o seu pequeno consegue ver quando está no berço? Apenas o teto e a roupa de cama, que ainda por cima, traz tons pastéis (nada estimulantes).

 

Você sabe quanto tempo esse quarto vai ficar com essa decoração e vai valer o que pagou nele? Acho que no máximo uns 4 meses. Porque depois, você já começa a querer comprar brinquedos, começa a procurar tapete para o bebe ficar no chão brincando (se é que já não comprou no enxoval). Dai ele cresce, e num instante, muito mais rápido do que você imagina, ele está sentando e você quer que ele tenha o espaço dele, mas o espaço dele é sem graça, porque não tem “cor” nem espaço, e nessa hora, bate o arrependimento.

Chega a altura que ele começa a querer ficar de pé em tudo que encontra pela frente, quer engatinhar, quer brincar, e você mais que nunca, quer um espaço “clean” de móveis para poder solta-lo sem medos e ele poder ficar num canto e brincar sem se machucar e nessa hora você vai querer um tapete de pvc, e coloca onde? Em principio no quartinho dele, para ele se jogar à vontade no chão, brincar solto, e você poder sentar com ele sem medo de ser feliz. Mas a quantidade de moveis que “recomendam” que compremos é tanta, que você quando vê, não tem espaço para nada. Daí faz o quê? Invade a sala! E assim chega o dia que você se estressa porque sua casa nunca mais soube o que era estar arrumada. Acredite, Matheus brinca muito na sala, mas só enquanto eu estou perto. Quando termina a brincadeira, os brinquedos voltam para o quarto dele e a sala volta a ficar arrumada. Até porque acho que a criança não pode ser confinada a um só lugar da casa, tem que brincar em todos os cantinhos, mas ele tem que saber onde é o SEU cantinho, e sentir-se lá bem!

Todas sabemos que vamos errar e exagerar na gravidez, achando que estamos fazendo tudo certo seguindo o “modelo” que os outros seguiram, mas se pensarmos com mais atenção (e escutarmos a opinião dos maridos que geralmente são mais lógicos que nós kkk) os erros serão muito menos!

Montem o quartinho com simplicidade, mas com alguma cor! Você vai ver que não tem como fugir porque o que não vai faltar por lá é muitaaa cor (é só começarem a entrar os brinquedos).

Evitem comprar cômodas com puxador que o pequeno possa escala-los (Matheus escalou).

Se o quarto for só para o bebê, pense se a cama de apoio é realmente necessária. Se não for, poupe esse espaço que no futuro vai lhe fazer muita falta.

Pense assim: “Se eu fosse bebe como gostaria que meu quarto fosse?”

Fica a dica

Seguem as fotos do quarto do Matheus

IMG_3266

Quarto do Matheus Antes

IMG_9131

Quarto do Matheus Depois (olha a poltrona ali encaixada de maneira que não ocupe espaço. Pense na raiva! E o quarto é relativamente grande)

IMG_9129Detalhe dos puxadores da cômoda que falei.

     
    TAGS , , , , , , , , , ,

    10 comentários

    10 Comentários

    Andressa Uruguay

    18 de Janeiro de 2013 às 17:42Responder

    Estou apaixonada pelo método Montessori!!! Estou pensando seriamente em refazer o quarto do meu filho (ai… vou levar uma bronca do marido!!!). Conto nos dedos as vezes que meu filho dormiu no berço dele, ele dorme em um berço desmontável que fica ao lado da minha cama no meu quarto :-)))

      mirelaacioly83

      18 de Janeiro de 2013 às 19:30Responder

      Pois é como aqui!
      Não sei como fazer para ,mudar o quarto do Matheus.
      Meu marido tambem me mata! kkkkk
      É fantastico o método né?

      Bjs

      Mirela

    Maria clara

    22 de Janeiro de 2013 às 13:28Responder

    Queria muito fazer isso no quarto da minha filha. Sobre a cama da baba pra mim ta sendo util, pq to com uma baba que dorme, que vai ficar comigo ate o 3o mes, e qnd ela nao esta eu durmo la pq nao confio em mim, e acho que pode acontecer algo durante a noite e eu nao perceber. minha baba eletronica eh a summer infant, mas nao foi uma ótima compra pq ela nao tem o monitor, so a camera, entao eu tenho que ver a imagem pelo ipone, e pelo iphone a imagem so fica disponivel por 10 minutos, depois o aplicativo fecha sozinho.. qual sua baba eletronica??? Seu bebe dorme no quarto dele sozinho desde sempre só com a baba eletrônica??? Vc dorme tranqüila! Isso eh uma coisa que ainda nao consigo… Queria muito dormir no meu quarto tranqüila só com a baba eletrônica, mas pra isso preciso de uma boa, né? Help meeeee!

    Camila

    24 de Janeiro de 2013 às 11:04Responder

    Amei a dica!! Em casa fiz um quartinho bem simples pra filhota tb. O berço ainda acho essencial pra ela pq durante a noite ela se vira demais, e no colchão é fato que cairia. Mas sempre dormiu sozinha, no escuro e de porta fechada sem problema algum.
    Agora é fato que o quarto lindo dos sonhos se transforma em caos em questão de segundos, hahaha.

    Bjos Camila

    Marina Bezerra

    15 de Maio de 2013 às 16:26Responder

    Nossa…super..hiper..mega criativo…parabéns mamae… Adoooooreeeeiiiiiii!!!!!
    vou preparar o quarto da minha princesa.. (Ainda nao estou grávida.. mas será logo) e com certeza usarei suas dicas…. muitissimo obrigada.. beijos pra voce e seu pequeno Matheus!

    Mirna

    18 de Julho de 2013 às 6:37Responder

    So nao concordo com esse berço do lado da janela. Além de perigoso , e desaconselhável porque entra corrente de ar fria na madrugada o que pode resfriar a criança….

    Fernanda

    12 de Outubro de 2013 às 19:59Responder

    Adorei o post. Infelizmente so conheci essa proposta esta semana quando ja estou com o quartinho das gemeas pronto. Mas passada a fase inicial pretendemos remodelar o quarto para adapta-lo. Adoraria saber mais sobre esse método.

    Roger

    27 de Janeiro de 2014 às 13:57Responder

    Incríveis as dicas, as propostas são relmente muito bacanas. Estou pensando em dar uma repaginada no quarto do meu filho, pq ele foi montando meio que às pressas. Por isso, as dicas são perfeitas. Obrigado, parabéns pelo blog.

    Beatriz Souza

    26 de Fevereiro de 2014 às 15:05Responder

    Adorei as Dicas so fico pensando no seguinte …sera que a caminha no chão não deixaria o bebe mas exposto a algum inseto que aparece-se tipo uma barata , ou qualquer outra coisa do tipo ? acho que nesse ponto eu ache a caminha ou o berço mais seguro . alguma dica sobre isso ?

    Deixe um comentário