27Mar/14

Meu bebê acorda várias vezes à noite. O que fazer?

POR: MirelaCATEGORIA: Confessionário, Dicas, Papo de Mãe(9) COMENTÁRIOS

Esta é o pedido de ajuda que mais recebo desde que criei o blog.

Sempre que eu pergunto às mamães o que elas gostariam que eu falasse aqui para poder ajuda-las, lá vem os pedidos de socorro sobre as noites mal dormidas. Chega a ser agoniante, o desespero de todas que querem saber qual a poção magica para poder voltar a ter uma noite bem dormida e eu entendo esse desespero. Já passei por isso, mas gente, não existe poção mágica.

Infelizmente, a grande maioria dos bebês acorda várias vezes à noite mesmo. Muitas acordam por terem fome e muitas outras porque querem apenas um chamego da mãe. Tudo isso é normal e não tem muito que fazer. Não é à toa gente, que uma grávida escuta milhões de vezes a frase “aproveite para dormir tudo agora”. Essa frase é dita porque depois que somos mães, os nossas noites nunca mais voltam a ser como eram. Até para as mães que tiveram a sorte de ter filhos que dormem a noite toda, eu tenho certeza que as noites mudaram. Não tem jeito. É das tais coisas que é #FATO. Mãe dorme pouco e ponto!

Não adianta se desesperar, nem correr o mundo procurando a tal poção milagrosa porque isso só piora a situação. Vocês precisam começar a aceitar e a se acostumar um pouco com as poucas horas de sono.  Até mais ou menos 1 ano, não há muito que fazer! Bebê não tem sono igual ao do adulto nem necessidade de tal, então o jeito é se acostumar até que passe.

Eu falo isso porque passei por isso e sei que as minhas noites só melhoraram quando eu fiz duas coisas:

1 – Parar de pensar em mim e no quanto eu sofria por não dormir (terminei me acostumando e hoje nem ligo mais pra isso);

2 –  Observar o comportamento do Matheus e dessa forma tentar entender o que de fato o fazia acordar a noite. Não dá para contar os motivos que o faziam acordar porque a cada fase dele, um motivo novo aparecia, mas aos poucos fui entendendo cada um.

Eu sei que ficar sem dormir deixa qualquer ser humano beirando a loucura, mas não é a toa que mãe é um ser tão especial e único.

A única maneira que pode ajudar você a encontrar uma solução não é procurando o que funcionou com o filho de fulana ou cicrana. A solução está em você entender o seu bebê e respeitar o jeito dele ser. Infelizmente não tem como escapar das noites mal dormidas. Não adianta eu falar aqui as mil formas de fazer o bebê dormir um sono completo porque só você conhece o seu pequeno e sabe o que funciona direito com ele. Escute o seu instinto de mãe. Ele costuma ter a resposta para os todos os seus problemas.

Mas lembre-se, maternidade não é como parece ser nas novelas. Ser mãe nem sempre é aquele mar de rosas… aliás, pode ser mas não se esqueça que rosas de verdade tem espinhos e não dormir sem duvida é um espinho da maternidade.

     
    TAGS , , , , , , , , , , ,

    9 comentários

    9 Comentários

    Silvia

    27 de Março de 2014 às 8:48Responder

    Isso sim foi dica útil! Nao tem magica e nem deixar chorando!

    Mô Borgias Cordeiro

    27 de Março de 2014 às 16:01Responder

    Vc sempre escreve o que precisamos ler!! Muito obrigada Bjoos

    Silvia

    28 de Março de 2014 às 9:56Responder

    Olá Mirela! Parabéns pelo blog e pelo insta, adoro!!!!
    Minha filha tem 02 anos e 8 meses e até hoje acorda de noite.
    Ela sempre pedia mamadeira de madrugada e eu dava, agora estou tirando. Fazem 2 dias que ela não mama. Reclama, chora, grita (coitado dos vizinhos…) mas estou conseguindo fazer com que ela “desascostume” com a mamadeira da madrugada. Vamos ver se daqui algum tempo ela dorme a noite inteira (meu sonho!!!)

    A boquinha do Matheus melhorou?

    Beijo grande pra vc!

      Mirela

      7 de Abril de 2014 às 16:47Responder

      Oi Silvia, melhorou sim, graças a Deus. 

      Obrigada pelo carinho e por lembrar =)

    Lari

    28 de Março de 2014 às 17:26Responder

    Eu acho que isso depende do tipo de mãe que vc é ou quer ser, vc pode se conformar com o bebe tomando conta da sua vida e amamentar em demanda, e deixar ele dormir quando quer e tal… Se funciona pra vc e sua família, conheço mãe que faz isso e é feliz, e os filhos também são super felizes!
    Mas também tem mãe que quer estar no controle, para isso a rotina (que vc explica no post anterior) é a melhor aliada… Se o bebe acordar no meio da noite e não for hora de mamar, não de mama, na noite seguinte ele não acordará, se vc der ele pode se acostumar a mamar no horário inadequado, claro que concordo que vc tem que conhecer o seu bebe, mas não esqueça que a mãe vem em primeiro lugar, se a mãe não estiver feliz é bem provável que ninguém na casa estará!

    Naiane

    31 de Março de 2014 às 8:39Responder

    Caramba, que texto lúcido! Não sei se pelo excesso de cobranças ou por se sentir culpada, muitas mães não gostam de falar sobre as dificuldades da maternidade. Minha bebê tem apenas dois meses e ainda me solicita o tempo todo e sei que será assim pelos próximos anos, guardadas as proporções. Entender que é um processo sem atalhos, ajuda muito a aceitar mais. O mais legal no texto é a objetividade e sinceridade. Além de orientar mães que se sintam perdidas, como eu mesma me sinto tantas vezes. Parabéns pela sensibilidade :)

    jane

    2 de Abril de 2014 às 10:05Responder

    Perfeito.. é exatamente assim. Sou mãe de gêmeis e cada um se comporta de uma maneira, mesmo tendo adotado a rotina, existem comportamentos que são pessoais e por isso mesmo é necessário conhecer bem cada um. Parabéns pelo blog

    daniele silva

    29 de Agosto de 2014 às 22:34Responder

    meu bebe tem 8 meses e não dormi a noite toda acorda 2 ou 3 vezes pra mama porque ?

    claudinha

    12 de Fevereiro de 2015 às 6:54Responder

    Oii flor…
    Achei que ei ia ficar doida nessa madrugada..
    Minha bebe tem 4 meses a de uns dias pra ca ela resolveu acordar varias vzs na mesma noite….
    E ela fica toda enjuada pq n dormiu direito…
    Eu dormi 4 hrs e ela tbm…
    Estou morrendo de sono e ela tbm…mas como dormir onde moro faz tanto calor. :(
    Minha bebe n sabe dormir sozinha
    E toda vez que ela acorda a noite eu dou mama a ela…
    Sera que tenho que parar de dar mama toda vez que ela acorda?
    E como começar a fazer ela dormir sozinha????

    Obrigada bjinhos

    Deixe um comentário