26Jun/13

Masturbação na infancia – Você sabe que acontece???

POR: MirelaCATEGORIA: Educação, Papo de Mãe(4) COMENTÁRIOS

61100a7phtuvfqi

A masturbação faz parte da vida das pessoas desde a infância, mas é tabu em qualquer fase.

Desde a Idade Média, incutia-se na cabeça de crianças e jovens "males" causados pela prática, como loucura, isolamento, espinhas no rosto e até pêlos nas mãos. Tudo bobagem! Por volta dos 3 anos, a criança passa por mudanças significativas: deixa de usar fraldas, torna-se mais independente dos pais e descobre seu corpo. Nessa "exploração", ela se toca e acaba descobrindo o prazer que isso causa. Essa fase faz parte do desenvolvimento, assim como engatinhar, andar e falar. Nem por isso deve-se considerar tudo natural e permitido. É possível que a masturbação seja um problema quando é freqüente. Pode ser sintoma de que a criança não consegue encontrar prazer nas brincadeiras e no relacionamento com colegas e adultos.

Como agir:

Em primeiro lugar, explique que há coisas que não devem ser feitas na frente das pessoas, como cocô e xixi ou brincar com os órgãos sexuais. Mostre a diferença entre público e privado e não entre certo e errado.Recriminar pode ser desastroso, pois é possível que o garoto ou a garota acabe por misturar sentimento de prazer e satisfação com complexo de culpa.

Segundo, desvie a atenção dessas crianças para os prazeres da escola, como pintar, tocar um instrumento, brincar, correr, dançar e jogar. Valorize a imagem e melhore a auto-estima delas, elogiando suas tarefas e dando-lhe atenção.

Dicas:

– Para você identificar se a criança está tendo um comportamento compulsivo, observe se além de masturbar-se ela apresenta outros sinais, como isolamento, dificuldade para participar de atividades em grupo e baixa auto-estima.

– Não chame a atenção da criança na frente da turma nem recrimine a masturbação. Converse com ele em particular, dê atenção e afeto.

(Para o caso de voce ser educador, Se o problema persistir e você sentir necessidade de conversar com os pais, esclareça que a masturbação é um ato comum e normal, mas respeite a crença religiosa da família. Para muitas pessoas, a masturbação é considerada pecado, mas insista que recriminar pode causar danos maiores.

Autor: Silvia Maria de Freitas Adrião Fonte: Portal Revista Escola

     
    TAGS , , , , ,

    4 comentários

    4 Comentários

    Patricia

    20 de Outubro de 2013 às 21:58Responder

    Dra. Silvia, oe como agir qdo a criança, mesmo cercada de afeto, compreensão do ato masturbatório, direcionada exatamente como indicado nessa matéria, ainda assim se masturba em público demonstrando claramente que, além da sensação física existe a intenção de chamar a atenção ???

      Mirela

      28 de Outubro de 2013 às 14:26Responder

      Olá Patricia :)

      Procure aqui no blog um post sobre masturbação na infancia. Já falei aqui sobre ele, e penso que esse texto pode te ajudar bastante. :)

      Bjos

      Mirela

        Mirela

        28 de Outubro de 2013 às 16:00Responder

        Ô patricia, me perdoe a falha. Estava respondendo aos comentários e achei que o seu estava em outro Post que não exatamente este. Me perdoa a falta de atenção.
        Você não deve dar muita atenção. Ou pelo menos finja que não está dando atenção e converse com ele na hora. Explique que é muito feio ele ficar fazendo isso em frente a todo o mundo, que isso só se faz no quartinho dele. Tente na base da conversa, porque provavelmente o que ele quer é chamar a sua atenção e sabe que consegue. Tenha paciência que isso também é uma fase. Logo vai passar.

        Bjs

        Mirela

    elizete menezes

    25 de Fevereiro de 2014 às 12:26Responder

    ELIZETE
    24 de fevereiro de 2014 at 12:09

    Dra. Silvia ,minha vizinha tem uma netinha que ela cria ,com 5 anos ,e ela anda tendo comportamentos de masturbação com sequencia ,ela estamuito preocupada ,pois me informou que a menina deita de bruço e coloca o dedinho na vagina e sente prazer e muitas vezes ela chega soar e fica ate de olheiras , ela relatou que a menina sente prazer e que parece que esta em orgasmo . ela esta muito preocupa e sem saber o que fazer .pois ja brigou ,eu falei pra ela conversa . então li algo sobre e moetei pra ela . mas mesmo assim a Vó naõ acha que não é normal , A criança é muito esperta fala coisa incriveis tem comportamento de mocinha ,só que ela não faz na frente de ninquem sempre quando esta só na cama .mas vive mexendo na vagina diz que tem uma coceirinha ,dai quando começa não para e fica toda exitada …
    o que vc recomenda pra que esta Vó fique mas tranquila ….

    bsj

    Elizete

    Deixe um comentário