6Fev/14

Mamãe, minha lancheira está pronta?

POR: MirelaCATEGORIA: Nutricionista, Papo de Mãe, Papo Profissional(3) COMENTÁRIOS

Acabaram as férias e a rotina da casa voltou praticamente ao normal. E essa rotina traz para muitas mamães um momento bastante temido, o de arrumar a lancheira. Quem dera se toda mamãe tivesse uma fada madrinha para arrumar a lancheira. Mas como não temos, arregacemos a manga e vamos lá!

            O primeiro passo é sentar com seu filho e conversar sobre as preferências alimentares dele. Isso ajuda a dimensionar o que você poderá incluir ou não no lanche. Faça este momento ser prazeroso. Quando a criança participa, ela se sente importante e feliz por ter contribuído.

            Hoje no mercado temos inúmeras variedades de bolinhos, bolachas, sucos, biscoitos e pãezinhos, todos super práticos e prontos para saírem da prateleira direto para lancheira.

O lanche tem que ser gostoso, saudável e atrativo e para isso, fazer um planejamento é fundamental. Quando se deixa para última hora, muitas vezes os pais optam por aquilo que está mais fácil e nem sempre essa escolha é a mais adequada.

 

·         Tá fora!

Refrigerantes, doces, salgados fritos, salgados de massa folhada, salgadinhos de pacotinhos e sucos de caixinha. Com excessão dos sucos de caixinha integrais e sem corantes e conservantes. Temos boas marcas hoje no mercado, casas de produtos naturais e em alguns supermercados encontramos com facilidade.

Fiquem de olho nas informações nutricionais. Crie o hábito de ler, isso pode ser um grande aliado nas escolhas.

 

·         Tá dentro!

Frutas : prefira aquelas com cascas e de fácil manipulação. Caso coloque alguma já picadinha, evite as que oxidam com facilidade, por exemplo, maça, pêra e banana.

Pãezinhos integrais e biscoitos integrais: para rechear prefira patê de ricota, requeijão, queijo branco e geléia.

Suco natural: O suco deve ser feito pouco antes da criança sair para escola. Caso necessite ser adoçado, use açúcar mascavo ou demerara orgânico. Use sempre a garrafinha térmica, evite colocar o suco em garrafinha de plástico (squeeze). Se possível, coloque o suco preenchendo quase 100% da garrafinha, isso evita a oxidação e ajuda a conservar melhor.

Outras opções bem vindas: nuggets caseiro, bolinho de legumes, cookies integrais, bolo caseiro (acrescentar linhaça, amaranto, chia e aveia na preparação), sanduichinhos naturais, tortas de forno, iogurtes e saladas de frutas. Para o iogurte e saladas de frutas, coloque sempre um cereal ou grão (granola, aveia ou linhaça) Coloque a parte na lancheira e peça para a professora misturar apena no horário do lanche.

 

Guia de planejamento para lancheira

 

Toda lancheira deve conter pelo menos uma escolha de cada grupo

  

 

 

IMG-20140205-WA0007Energéticos

·         Pães integrais

·         Bolachas

·         Barrinha de cereal

·         Bolos

·         Cookies

·         Nuggets caseiro

·         Tortas assadas

·         Biscoitos integrais

·         Sanduichinhos naturais

 

IMG-20140205-WA0006Reguladores         

·         Sucos naturais

·         Frutas

·         Vegetais

·         Geléia

 

IMG-20140205-WA0005Construtores

·         Leite

·         Iogurtes

·         Queijos

·         Requeijão

·         Yakult

 

[essb-fans style=flat cols=4]
 
TAGS , , , , , , , , , , ,

3 comentários

3 Comentários

Maria Cecília

6 de Fevereiro de 2014 às 14:56Responder

Super importante o conteúdo desse post. A alimentação das crianças deve tornar-se, cada vez mais, objeto de cuidado e carinho! Adorei, Mirela! Bjs

Ana Carolina Rosendo

6 de Fevereiro de 2014 às 20:35Responder

Ai… Minha salvação. Depois de mta batalha consegui hj uma escolinha que aceitasse meu baby de 1a e 2m aqui no interior onde moro. A ansiedade está enorme, mas e o lanche??? Aff… Ainda bem que vc apareceu! Bjs

Maura

7 de Fevereiro de 2014 às 8:36Responder

Para quem quiser mandar maça em fatias fica a dica: molhe cada pedaço com um pouquinho de suco de laranja para não ficar marrom!
Maura – mamaeadora.com

Deixe um comentário