21Mai/13

Hoje o tema é Refluxo

POR: MirelaCATEGORIA: Papo Profissional, Pediatra(0) COMENTÁRIOS

Como-fazer-o-bebê-arrotar

Muitas mães entram em pânico quando seu filho golfa pela primeira vez e sempre tem alguém para dar o diagnóstico de refluxo.

Você sabe o que é refluxo?]

Refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago. Isso é um evento fisiológico que ocorre por imaturidade dos músculos da cardia (região do estomago). E porque todo mundo tem medo do refluxo?

Quando este refluxo é muito intenso pode representar uma doença, a doença do refluxo gastroesofágico. Isso sim merece tratamento. E como saber se o refluxo do seu filho é fisiológico ou doença?

No refluxo fisiológico o bebê fica bem após as golfadas, mesmo que elas sejam enormes, ganha peso e se desenvolve normalmente. Na doença do refluxo o bebê não ganha peso adequadamente ou pode apresentar uma irritação muito intensa que pode ser confundida com cólicas.

O mais importante é que as medidas posturais resolvem a maioria dos casos. Após alimentar seu bebê deixe a cabeça elevada por até 20 ou 30 minutos, nunca deite o bebê imediatamente após as mamadas. Não coloque roupas ou fraldas apertadas na região do abdome. Evite oferecer mais comida que o necessário, nem todo choro é fome.

Em alguns casos reservados podem ser utilizadas medicações, mas sempre por indicação médica. O refluxo melhora com o tempo. A criança fica mais tempo sentada, come comidas mais consistentes e tudo vai melhorando.

Se você tomar um copo de 2000ml ( 2 litros) de leite e deitar, o que você acha que aconteceria? Essa é a proporção de leite que um bebê toma!!!!

Pense sempre nisso antes de tentar resolver com remédios….

Por Dra. Marina Rocha Azevedo

[essb-fans style=flat cols=4]
 
TAGS , , , ,

0 comentários

Deixe um comentário