13Jun/13

Hoje o papo é sobre Diarréia!

POR: MirelaCATEGORIA: Papo Profissional, Pediatra(1) COMENTÁRIOS

i183550

A diarréia é caracterizada pelo aumento do numero e alteração do aspecto das evacuações.

O quadro pode ser acompanhado de febre e vômitos caracterizando uma gastroenterite, ou não.

Quando ocorre sangue ou muco (catarro) nas fezes ela é considerada um quadro infeccioso, e quando é apenas liquido não existe a necessidade de tratamento do agente infeccioso, geralmente um vírus.

A diarréia é tratada com a reposição de líquidos e sais minerais perdidos nas fezes, isso pode ser feito com reidratantes orais específicos e também com o aumento da ingestão de líquidos diversos, não contando como liquido refrigerantes e leite integral. O quadro dura entre 3 e 7 dias e provoca uma perda de peso que não deve preocupar os pais, pois é rapidamente recuperada com a melhora do quadro. Quando a criança está doente a alimentação deve ser normal, apenas evitando os excessos de leite e gordura. Se o quadro se prolongar pode ser retirado algum alimento da dieta, mas sempre com orientação do pediatra.

Se for percebida a presença de sangue nas fezes, é necessária uma avaliação e provavelmente um tratamento com antibióticos.

Já existe uma vacina contra o rotavírus, que é uma das causas de diarréia em bebês e crianças.

A vacina oferecida pelo ministério da saúde tem cobertura menor que a oferecida nas clínicas de vacina.

O grande problema da diarréia é a desidratação que ela pode provocar. Os sinais de desidratação são: diminuição da quantidade de urina, ou urina muito concentrada; olhos fundos; pele seca e perda de peso rápida (1 kg/dia). Se houver sinais de desidratação a criança deve ser levada para avaliação médica o quanto antes.

[essb-fans style=flat cols=4]
 
TAGS , , , , , , , , ,

1 comentários

1 Comentário

Natacha

13 de Junho de 2013 às 12:21Responder

Meu filho de 1 ano e 3 meses está há 15 dias fazendo coco mole. A frequencia está normal, ele faz 1 ou no máximo 2 vezes ao dia, mas sempre com aspecto mole, mas não água. Não encontrei sangue ou muco (catarro) nas fezes dele. Isso pode ser considerado diarréia? Preciso me preocupar? Ele tem ingerido novos alimentos, mas me preocupo pois já são mais de 15 dias.

Deixe um comentário