16Jan/15

Ensinando a segurar um lápis

POR: MirelaCATEGORIA: Papo Profissional(2) COMENTÁRIOS

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Mamães e Papais, como seu filho segura um lápis de cor ou de cera?

Por que algo que parece tão fácil parece tão difícil de ensinar aos nossos filhos?

Segurar um lápis corretamente é usando a preensão tripoide, que quer dizer segurar apenas o polegar e o dedo indicador ou polegar, indicador e o dedo médio no lápis. É uma habilidade difícil para muitas crianças entenderem !

Cerca de 50% das crianças até os 3 anos idade, podem usar um lápis de uma maneira correta, podendo a preensão surgir naturalmente com cerca de 4 anos de idade.

A “Pega” do lápis e as habilidades motoras finas envolvidos na segurando um lápis corretamente é um importante pré-cursor para a escrita que não pode ser esquecido.

Como uma terapeuta ocupacional, hoje darei dicas para você brincar com seus filhos em casa a questão da “pega” do lápis, usando brincadeiras divertidas que façam as crianças a usarem o seu polegar e o dedo indicador (ou um movimento de pinça). Também gosto de brincadeiras que exijam da criança a usarem as duas mãos juntas de forma combinada.

As crianças devem e podem começar a treinar estas habilidades motoras finas antes de pegarem em um lápis. Algumas das minhas brincadeiras favoritas para a incorporação de um movimento de pinça e uso bilateral são brinquedos que promovam o uso do polegar e do dedo indicador trabalhando separadamente do resto dos dedos e exige que a mão não-dominante atue como uma “mão auxiliar”.

As brincadeiras são:

– Incentive seus filhos a pintarem com apenas um dedo de cada vez. Por exemplo, eles podem usar o seu dedo indicador para pintar com o vermelho, o seu dedo do meio para pintar com o azul, o seu dedo anelar para pintar com o amarelo, e seu dedo mindinho para pintar de verde. Se isso é muito difícil, comece incentivando-os a pintar apenas com o seu dedo indicador, lembrem-se de lavar o dedo em água antes de mudar para uma cor diferente.

– Fantoches de dedos são outra ótima maneira de incentivar o uso do dedo indicador isoladamente.

– Brinquedos menores que incentivem a criança fazer pinça fina, bolinhas, algodão em bola, por exemplo.

– Brincar com massinha, pois incentivam o fortalecimentos de todos os pequenos músculos da mão. Façam bolas, estique, puxe a massinha incentivando o uso de todos os músculos da mão que são importantes para desenvolver a coordenação motora fina.

A repetição é a chave do sucesso para que seu filho pratique isso por cerca de 5 minutos ou tanto quanto tolere a brincadeira.
Criem e brinquem juntos,

Ate a próxima,

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@mamaecriaebrinca
Raquel Soares D. Jaskulski
Terapeuta Ocupacional
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2 comentários

2 Comentários

Raquel

17 de Janeiro de 2015 às 8:02Responder

Obrigada! Ficou muito interessante junto com a imagem! Mil beijos!

Mariângela Besada

26 de Março de 2016 às 18:40Responder

Gostei muito!Grata!

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