10Mar/14

É hora de parar de tirar os cochilos da tarde?

POR: MirelaCATEGORIA: Dicas, Diversos, Papo de Mãe(11) COMENTÁRIOS

No outro dia, observando Matheus tirando um cochilo, comecei a pensar se não seria hora de tirar esse sono da tarde dele. Quando ele dorme de tarde, a noite para dormir é uma luta. Quer dormir só lá para as 23h e eu claro, a essa hora não aguento mais o pique dele e como tem dias que ele dorme, tem outros que não, fiquei na duvida.

Dai em conversa com uma amiga minha que tem uma filha da mesma idade do Matheus, ela me falou que recebeu por email um texto que falava exatamente sobre isso e que a ajudou a identificar se era a hora ou não.
É claro que ela me passou o email e eu achei excelente para compartilhar com vocês.
Segue o texto:

"Se dependesse dos nossos filhos, eles nunca iriam querer dormir – dia ou noite – só dormiriam quando caissem no chão de cansaço.

Deixar que o seu filho "decida" se é hora de parar de dormir no meio do dia ou não é o mesmo que deixa-lo escolher se ele deve jantar um pirulito ou um prato de sopa, o piirulito sempre venceria né? Pois é, o seu filho muito provavelmente também iria sempre escolher ficar acordado ao invés de dormir. O que faz com que esta decisão seja inteiramente dos pais.

Cerca de 85% das crianças de 2 anos, 65% das de 3 anos, 25% das de 4 anos e 15% das de 5 anos tiram uma soneca quase todos os dias.

Crianças geralmente estão prontas para deixarem de tirar sonecas entre 3 e 5 anos, se eles dormem um número de horas adequado durante a noite. Apesar das estatísticas, se teu filho precisa de uma soneca ela se encontrará na categoria de 100%: 100% das crianças que precisam de soneca devem tirar uma soneca.

Mesmo que seu filho fique bem o dia todo sem soneca, novas pesquisas mostram que sonecas (ou pelo menos um período de descanso diário) continua sendo benéfico pelo resto de nossas vidas.

Se seu filho está na categoria de "precisa de uma soneca" então eu recomendo que você faça tudo que puder para preservar esse sono diário. Se você souber o que procurar, você saberá dizer se o seu filho precisa de soneca. 

Veja essa lista:

 

Sinais que seu filho ainda precisa de uma soneca diária:

• Responde positivamente ou de modo neutro quando é hora da soneca e pega no sono facilmente.

• Geralmente dorme por 1 hora ou mais.

• Acorda de manhã com bom humor, mas vai ficando irritado e ranzinza conforme as horas passam.

• Demonstra piora na coordenação conforme o dia vai passando- não consegue mais montar um quebra cabeça, cai com mais frequência, ou vai ficando desajeitado.

• No final do dia fica ligadão e hiperativo e não se acalma facilmente.

• Pega no sono rapidamente toda vez que entra no carro ou quando assiste TV.

• Tem dificuldade em acordar de manhã, ou acorda ranzinza.

 

Sinais que seu filho não precisa mais de soneca (mas ainda se beneficiará de um período de descanso diário):

• Sua personalidade é consistente de manhã até a noite.

• Aprende novas coisas facilmente e consegue prestar atenção por um determinado tempo que seja apropriado para sua idade.

• Vai para cama num horário razoável e dorme bem a noite toda.

• Quando é colocado na cama para soneca raramente pega no sono.

• Nos dias que tira soneca leva um longo tempo para dormir a noite, ou vai para a cama muito mais tarde que o usual.

• Geralmente acorda sozinho e com bom humor pela manhã.

• Dorme um número de horas adequado para idade quase todas as noites.

 

Lidando com a transição

As crianças não eliminam a soneca de uma hora para outra. 

Provavelmente haverá um período de transição de vários meses (até meio ano!) quando seu filho precisará de sonecas alguns dias, mas fica bem outros dias sem."

Tradução: Andreia Mortensen

Tradução do livro ‘The No-Cry Nap Solution‘ de Elizabeth Pantley

 

Bem, eu decidi que Matheus vai continuar descansando um pouquinho durante a tarde, mas vou ter que o acordar depois que ele descansar meia horinha, por muito que me custe. É que se não o acordar ele dorme quase 3 horas e claro, quando acorda está cheio de energia como contei pra vocês no começo do post. Custa-me muitooo acorda-lo, mas vai ter que ser.

E por ai? Os pequenos vão continuar cochilando a tarde ou não?

Espero que tenham gostado tanto do texto quanto eu.

Não se esquece de comentar e compartilhar o post nas redes sociais. Vocês já sabem que eu além de adorar a participação de vocês, fico super feliz, pois compartilhando vocês estão ajudando o blog a crescer cada vez mais =)

 

Bjoos

Mirela

 

Mirela

[essb-fans style=flat cols=4]
 
TAGS , , , , , , , , , ,

11 comentários

11 Comentários

Camila

11 de Março de 2014 às 9:54Responder

Muito bom o texto! Mas, Mirela, o Matheus não vai para escolinha a tarde? Como faz daí? Ou vc está falando apenas nos fins de semana? Por aqui a soneca vai loooonge ainda!

    Mirela

    18 de Março de 2014 às 23:32Responder

    Pois é, ele estuda de tarde e tem feito as sonecas de manhã, s que nem sempre dá pra cochilar antes da aula e termina indo pra escola sem dormir. Quando pego ele, ele vem morto de sono e capota super cedo, o que não é myito bom, mas a gente vai dando sempre um jeitinho =) rsrs

     

    Bjooos

      diana

      19 de Março de 2014 às 22:03Responder

      Fazendo desse jeito que eu faco meu só acorda 9:30 pra 10:00 assim descansa a mamãe e ele vai super descansado pra escola e quando voltar segura o máximo que puder. E dorme uma única vez. Bjs…

leandra

11 de Março de 2014 às 11:23Responder

O segredo de ele tirar uma soneca a tarde e nao influenciar no sono da noite é que a mesma seja ate no max. as 15hs, se passar disso ae sempre influenciará no sono da noite! Mesmo nao havendo esse problema aqui em casa gostei do post!

Marina Pinheiro

11 de Março de 2014 às 21:47Responder

É super importante para os nossos filhos o cochilo porém não pode durar mais de uma hora se não á noite é uma luta para fazer eles dormirem.
Nome do meu filho é Matheus também, adorei o seu cantinho e vou adc na minha lista de blogs assim sempre que der dou uma passadinha aqui.
Bjs… Visita a gente!

Sabrina

12 de Março de 2014 às 10:52Responder

Bom como nao sou eu quem fica com minha pequena e minha sogra e dificil controlar isso, mais se ela nao dormir a tarde, na hora q vou busca-la para irmos pra casa ela dorme no carro. Ela dorme cerca de 3 horas tambem, e a noite vai dormir no minimo 10 horas… ai eu ja to um caco neh… kkk Bju..

diana

19 de Março de 2014 às 21:58Responder

O meu pequeno na casa da vovó está tirando duas sonecas a tarde. Quando voltamos de férias só o deixo tirar uma. E por tempo limitado tb. Caso ele vá dormir depois das 4 eu o deixo dormir 1:30 ou no máximo 2 horas de sono. Caso ele durmo umas 12:00 da tarde eu o deixo ele matar o soninho. Mas sempre com moderação. Esta sendo bem para ele, pois hoje ele já está dormindo a noite inteira por completo.

Cristiane Magalhaes

20 de Março de 2014 às 10:02Responder

Olá tudo bem, tenho um menino que vai fazer 5 anos, e sempre estudou de manhã, e quando começou a estudar a tarde ele apenas dava um cochilo de no máximo uma hora e então acordava ele, porque senão a noite ele queria dormir tarde da noite, porém quando ele já estava com três anos ele próprio já não queria dormir a tarde e então deixei porque a noite não dá trabalho para dormir. Mas por experiência própria quando quero mudar alguma coisa na sua rotina, eu sempre converso muito com ele, falo várias vezes com ele, e ele vai entendendo as coisas.

Maria

21 de Março de 2014 às 16:12Responder

Gente, que mania dessas “modernidades” que tem que tirar “isso, ou aquilo”… cada criança tem O SEU JEITINHO de ser! Tem que deixar dormir quando tem sono e PONTO! quando optamos por ser mães, sabemos que durante um periodo, nossa vida vira do avesso… os bebes não precisam sofrer por isso… cada bebe é um, e cada um tem seu tempo de ir se acostumando a rotina dos adultos! A SOCIEDADE ESTA MUITO ERRADA EM QUERER MUDAR A NATUREZA DE CADA BEBE! Se dorme de menos, é ruim, se dorme de mais, TAMBEM???!! não tem que tirar o soninho deles NÃO, não tem que tirar a fralda as perças não, e etc! cada um tem o seu tempo!

Liana Alves

21 de Março de 2014 às 17:17Responder

Oi Mirela, conhecendo seu blog hoje e amandooo!
você me caiu como uma luva na hora certa, estou exatamente nesse
dilema de dormi ou não dormi?!
isso tudo porque minha pequena (Alice, 02 anos e 10 meses)
vai começar a ir a escolinha em julho e dormi todas as tardes como ela vai estudar de tarde tenho que rever algumas questões. Mas o seu post me orientou bastanteee!
Bjuu! :*

amoradois

24 de Março de 2014 às 20:45Responder

Minha filha (3anos) sempre dormiu a tarde! E se ñ dorme ficar super chata, chorona, nada ta bom pra ela! Agora ela estuda de manhã e chega em casa super cansada e com sono! Tem dias q ñ consegue nem almoçar! Em quanto eu puder manterei o soninho a tarde… É muito bom e revigorante! Aqui é sagrado!!!

Deixe um comentário