26Jun/13

Dra Marina fala sobre Cremes para a área das fraldas

POR: MirelaCATEGORIA: Papo Profissional, Pediatra(0) COMENTÁRIOS

Cremes para a area das fraldas.

Todas as mães utilizam cremes para proteger a pele do seu bebê contra as terríveis assaduras.

Eles são realmente necessários?

A pele do recém nascido é muito fina e delicada, o contato constante com a fralda úmida pode produzir irritações e assaduras que incomodam muito o bebê. As fraldas modernas absorvem muito bem a umidade, mas não evitam que a região fique abafada. Sempre digo que a fralda agüenta 12hs de xixi, mas a pele do bebê (recém nascido) não.

Os cremes para prevenção de assaduras têm a função de criar uma barreira entre a umidade e as fezes e a pele do bebê. Então o melhor é aquele que não sai!!!! Não é necessário que ele  seja visível, mas ele precisa permanecer na pele até a próxima troca.

Os cremes a base de pantenol ou lanolina são transparentes mas fazem muito bem seu papel de barreira e podem ser percebidos quando passamos a mão na pele do bebê e sentimos o creme. Uma coisa importante é que o creme precisa ser retirado por inteiro quando em contato com as fezes! Mesmo que você não veja, o resíduo de creme tem que ser retirado pois  está “contaminado”pelas bactérias das fezes.

O uso de sabonete pode não remover completamente o creme da pele, ou só remover se esfregar muito (o que não é bom). Uma dica muito boa é usar óleo (puro ou de amêndoas) para retirar o creme da pele e só então usar a água e sabonete. Com isso você remove até aquele creme mais difícil de sair, sem nenhum esforço.

Lembre: se o creme saí fácil, ele não faz o papel dele de criar uma barreira!!!! E creme “sujo”não pode permanecer na pele, mesmo que você não esteja vendo.

Pele bem protegida é pele saudável e bebê ( e mamãe) feliz.

[essb-fans style=flat cols=4]
 
TAGS , , , , , , ,

0 comentários

Deixe um comentário