6Jan/14

Decidindo a hora de colocar na escolinha!

POR: MirelaCATEGORIA: Educação, Papo de Mãe(10) COMENTÁRIOS

Oi gente, tudo bom?

Hoje vamos começar o dia falando de escolinha por aqui.

Eu sempre falei que colocaria Matheus cedo na escola. Antes mesmo dele nascer eu já tinha isso em mente e essa foi das poucas coisas que não mudei de idéia.

Quando Matheus completou 1 ano eu começei a procura pela escolinha ideal. Eu queria colocar ele só meio periodo, isso para eu poder trabalhar um pouco e para ele desenvolver o lado social dele.

Achei a escola e ele entrou logo. Para escolher não foi muito facil, mas depois que escolhi dei as dicas aqui.

Mas eu tinha isso decidido na minha cabeça desde sempre. No entanto, tem muita mamãe que ainda não sabe quando vai colocar o pequeno na escola, e é por isso que eu resolvi escrever este post.

Eu acho que começar a escola cedo faz bem. Aliás, existem estudos que comprovam que crianças que entraram na escola cedo, na adolescencia demonstraram melhor desempenho escolar e vocalbulário mais extenso se comparadas com crianças que ficaram em casa até os 4 anos que a idade obrigatória para entrar na escola aqui no Brasil.

No entanto, estudos também demonstram que os beneficios da escola são maiores a partir dos 3 anos, que é quando a criança já tem necessidade de desenvolver contato social e autonomia para conviver em grupo.

É claro quem quem vai escolher até aos 4 anos se quer colocar o pequeno na escola ou não, é você. 

Se você tem que voltar a trabalhar, eu acho que é mais vantagem colocar o seu bebê na creche do que ficar em casa sozinhao com uma babá e a televisão.

Segue algumas perguntas para te ajudarem nessa decisão:

  1. A sua casa tem espaço para o seu filho brincar em liberdade todos os dias?
  2. Tem algum parque ou pracinha perto para onde o seu filho pode ir tomar um pouco de sol e circular fora de casa?
  3. Quem é a pessoa que vai ficar com o seu filho? O que ela pode oferecer de experiencias e estimulos?
  4. O seu filho tem possibilidade de brincar com amiguinhos que não sejam do nucleo familiar?
  5. Você acha que o seu filho vai ter diversas opçoes de atividades?
  6. O seu filho fica irritado ou entediado com frequencia?
  7. Você se sente preparada para entregar o seu filho a uma escolinha? Muitas vezes o problema é a mãe e não o filho.
  8. A escola vai conseguir compensar as respostas das perguntas que acabei de fazer?

 

Pois é mamães. Para mim essas perguntas me ajudaram bastante. Primeiro eu nunca tive nem quis ter babá. Tenho uma pessoa que me ajuda com tudo, inclusive com Matheus, mas eu precisava me focar no trabalho e embora trabalhe em casa, com ele aqui eu não ia conseguir, e não quis colocar tudo nas costas de Rosinha (a fada do meu lar).

Depois no meu prédio quase não tem criança da idade dele e como o prédio é mais antigo, não tem area de lazer. Embora eu tenha um otimo parque aqui perto, nem sempre ia ter quem o levasse lá para brincar.

Por fim, eu sempre gostei da ideia de Matheus se tornar uma criança mais independente e sociavel, e para mim a escola é um otimo estimulo para isso.

Coloquei o ano passado ele lá e colocaria de novo sem pestanejar.

Ele adoeceu? Bastante! Mas isso não fez com que eu mudasse de ideias. Ele ia ficar doente de todo o jeito mais cedo ou mais tarde e na maioria das vezes que adoeceu, eram viroses bestas que nem o impediam de ir para a escola.

A adaptação no inicio? Foi mais dificil para mim do que para ele, mas foi coisa de uma semana e depois fiquei bem.

A creche para onde o Matheus foi exige que fiquemos 20 horas com eles lá pelo menos até que sintam que a criança está minimamente adaptada e essas horas fizeram claro, toda a diferença.

Ele aprendeu imenso na escola. Parece que virou outra criança e eu babei muito durante esse ano pois todos os dias ele chegava em casa com uma novidade. 

Hoje Matheus está de férias e eu não vejo a hora dele voltar a escolinha. 

Este ano ele mudou para um colégio, então vamos passar por um processo de adpatação novamente, espero que seja tranquilo. 

Conto para vocês em Fevereiro.

 

[essb-fans style=flat cols=4]
 
TAGS , , , , , , , ,

10 comentários

10 Comentários

Daniele Cristine

6 de Janeiro de 2014 às 8:47Responder

A minha foi com 2 anos para escola tbm, se desenvolveu de forma espetacular pois era muito retraida, não se comunicava com pessoas que não era de seu convívio. Não me deu nenhum trabalho na hora de ir para escola pelo contrário ela ama a escola! Agora ela é outra criança, esse ano ela começará em uma escolinha Nova pois mudamos de cidade espero q ela se adapte bem…

Sabrina

6 de Janeiro de 2014 às 11:37Responder

Ola, a escolinha e otima a Sofia ja sabe cantar e falar de tudo e ela so tem 1 ano e 8 meses, porem como ela convive com mais crianças ela aprendeu a bater, morder e etc…
Td tem lado bom e ruim, ela tambem fka mto doente, mas de todo nao acho ruim esse ano ela ficara em ksa com a vovo e a titia. Ai sim vamos ver qual e a melhor opçao.
Bjus

Ana Carolina Rosendo

6 de Janeiro de 2014 às 14:06Responder

Mirela, cheguei de volta para morar no Recife hj e estou perdida!
Ql local vc colocou ele? Vi no outro post que ele já não vai mais frequentar lá, então vc podia dividir conosco né??? 🙂
Com que idade ele estava quando começou a frequentar? O meu está pra completar 1 ano e 1 mês, mas ainda não anda.. Não ei o que faço!

Rachel

6 de Janeiro de 2014 às 14:33Responder

Concordo com tudo que você falou. É melhor na escola do que ficar em casa aprendendo a falar errado (salvo exceções) com babá. Adoecer vai, independente da idade que entrar. A minha filha vai entrar agora com 1 ano e 4 meses, estou super anciosa pois ela é muito introspectiva, se irrita fácil e nao tem convivência com outras crianças, fora a minha mais velha de 6 anos. Estou apostando toda a minha esperança na escola. O Matheus entrou com que idade Mirella? Bjoos

Tamara Sena

6 de Janeiro de 2014 às 14:53Responder

Mas com qual idade exata ele foi para a escolinha? E qual o periodo? manha ou tarde?

Patrícia Lobão

6 de Janeiro de 2014 às 22:16Responder

Olá Mirella! Optei por colocar o Raphael na escolinha somente agora com 3 anos. Sempre tive o apoio da minha mãe para cuidar dele qdo estou no trabalho e tb optei por nao ter babá. Acho que aos 3 anos ele ja demonstra uma certa independência e consegue explicar tudo que acontece com ele,então fico mais tranquila.

Bárbara

8 de Janeiro de 2014 às 12:18Responder

Eu vou colocar a minha agora com 2 anos e 5 meses, acho a idade ideal!! Confesso que com menos de 02 anos não faria, primeiro pela quantidade de adoecimentos e depois por precisar mais da mãe do que da escola.

Luciana Félix

16 de Janeiro de 2014 às 9:22Responder

Meu Davi está com 1 ano e meio e estou vendo algumas escolinhas para colocá-lo. Ele é um menino muito ativo e esperto. Como ele passa o dia em casa, com a minha sogra, onde não há outras crianças, percebo que às vezes ele fica estressado e eu entendo. Ele adora passear, fica muito feliz quando pode brincar com outras crianças. Eu já vinha pensando em colocá-lo na escola agora em fevereiro, mas meu marido vinha relutando pois, como o Davi ainda não fala (mas conversa na língua dele, rs), ele tem medo que algo de ruim aconteça com ele e que ele não possa nos contar. Mas eu ouvi muitas mães e existem muitas formas de nos assegurarmos se ele está sendo bem cuidado na escolinha e se a escolinha é segura. Conversei com meu marido e ele acabou concordando. Eu sei que na escolinha Davi vai poder brincar mais, utilizar toda a energia e esperteza que tem para aprender novas coisas.

Jully

16 de Agosto de 2014 às 18:19Responder

Minha filha ficou na escolinha com 8 meses até 1 ano. Isso porque recusou a comida e obteve anemia 🙁 agora com 1 ano e 3 meses estou com certo receio por conta da comida.. Mas no mais ela se comporta muito bem, brinca com outras crianças… Só meu medo é ela voltar e não comer.. O que posso fazer??

Evelyn Ellen

19 de Dezembro de 2014 às 9:30Responder

Nossaaaa que texto perfeitooo!! Antes de ler esse texto, eu estava desesperada, e chorando até! Não sabia o que fazer. Se coloco ou não ele na escolinha com 3 anos. Muitas pessoas nos fazem sentir como se fôssemos péssimas mães por estarmos colocando os pequenos na escolinha com essa idade. Maaaas… Depois de ler esse excelente texto, tirei todas as minhas dúvidas! E te agradeço muitoo Mirela por ter me ajudado! Bjoo

Deixe um comentário