21Out/13

Como Higienizar a boca do Bebê

POR: MirelaCATEGORIA: Dentista, Papo Profissional(9) COMENTÁRIOS

Muitas mães pensam que a higiene da boca do bebê só precisa ser feita depois que nascem os dentinhos, mas não: o recém-nascido já deve se acostumar a ter sua boca limpa por quem está cuidando dele. 

A limpeza precoce deve ser feita com uma compressa de gaze ou ponta de fralda umedecida em água fervida e/ou filtrada, envolvida no dedo indicador. Com leveza, deve-se limpar e massagear a gengiva. Não esquecer a língua e os cantinhos da boca, onde o leite pode ficar estagnado. 




A higienização pode ser feita somente uma vez ao dia. Dessa forma estabelece-se uma microbiota saudável, ajudando o nascimento dos futuros dentinhos em um ambiente limpo, sem resíduos alimentares, além de motivar a criança, desde cedo, a ter bons hábitos de higiene. Quanto mais cedo for a manipulação da boca do bebê, mais receptivo este será, futuramente, em relação aos cuidados com sua saúde bucal. Você deve estar se perguntado o porquê de higienizar somente uma vez ao dia. Os estudos científicos mais recentes mostraram que o principal agente que causa a cárie (Streptococcus mutans) não é detectado em bebês antes da erupção dos dentes decíduos. Outro fator, também relatado nos estudos, é que nessa fase, o bebê está criando as suas células de defesa (micobiota) e ao passar a gaze toda vez que ele se alimenta, remove-se parte dessas células, prejudicando, no futuro, a sua defesa natural.

 

odonto

 

 
     
    TAGS , , , ,

    9 comentários

    9 Comentários

    Paula

    21 de Outubro de 2013 às 15:06Responder

    Olá, e após o primeiro dentinho, como deve ser feita a higiene? Obrigada,

    Cristiane de Amo

    22 de Outubro de 2013 às 10:27Responder

    Faltou dicas para bebês que ja tem dentes.
    Tenho um bb de 7 meses que desde os 4 tem dentes.
    5 dentes ja e fico em duvida de como limpar.

      Mirela

      23 de Outubro de 2013 às 16:57Responder

      Oi Cristiane, você já pode escovar os dentinhos do seu bebê com uma escova de cerdas macias daquelas proprias para bebe. Vende em qualquer supermercado, so precisa escolher a escova que é para bebes de 0-1. Diz na embalagem. A pasta de dentes, vende tambem em qualquer supermercado ou farmacia e tem que ver uma que nao tenha fluor e seja tambem para a idade dele. As embalagens trazem essas informaçoes :)

      Matheus escova os dentinhos desde bem cedinho e hoje adora, e pede sempre para escovar os dentes. :)

      Bjão

      Mirela

        Cristiane de Amo

        23 de Outubro de 2013 às 18:04Responder

        Obrigada pela dica mirela
        Bj

    Thaís Ferri Saade

    24 de Outubro de 2013 às 12:23Responder

    Adorei saber que é correto…pois já fazemos isso lá em casa…sempre logo após os banhos…só que de manhã e a noite…tem problema?

      Mirela

      28 de Outubro de 2013 às 14:24Responder

      Tem não, alias deve! Deve escovar os dentes do seu pequeno depois do almoço e depois do jantar. Hoje Matheus escova apos todas as refeiçoes e ele mesmo quem pede rsrs

      Desculpa a demora na resposta, mas não vi antes teu comentário. :)

      Bjos

      Mirela

    Rayssa Lacerda

    17 de Novembro de 2013 às 16:02Responder

    olá, tem algum horário que seja melhor p higienizar a boca de bebes recém nascidos? ouvi dizer que a noite, mas fiquei na dúvida. Obrigada Mirela :)

      Mirela

      27 de Novembro de 2013 às 21:10Responder

      Oi Rayssa, 

      Acho que não tem isso de horario. Veja um horario que o bebe esteja calminho e faça a higienização tranquilamente :D

      Bjão

      Mirela

    Dolores Brito S. Souza

    6 de Março de 2014 às 10:04Responder

    Tenho uma filha de 1 mês e tenho dificuldade para abrir a boquinha dela e introduzir a fralda ou a gase. Como proceder? Tem alguma dica para facilitar esse momento?

    Deixe um comentário