26Mar/14

Como criar uma rotina na vida do bebê

POR: MirelaCATEGORIA: Dicas, Diversos, Papo de Mãe(10) COMENTÁRIOS

Quando Matheus nasceu e eu cheguei com ele em casa, a rotina não me preocupava.

Eu estava mais focada em conseguir amamenta-lo, em ficar olhando incansavelmente para ele, em baba-lo e fazer tudo como sonhei a vida toda.

Aqueles momentos foram muito esperados, muito sonhados e como é claro eu posso até ter pensado em muita coisa, mas não me lembro. Lembro-me de pensar apenas que finalmente o meu tão esperado filho tinha esperado e eu queria viver aqueles momentos como se não houvesse amanhã.

Foi assim por um tempo, não lembro direito quanto, mas sei que num determinado dia, eu olhei para Matheus e me questionei sobre a rotina dele.

Ele até ali tinha dormido a hora que queria, mamado em livre demanda, tomado banho umas vezes de manhã outras de noite, e eu de um momento para o outro me senti perdidinha com relação a rotina.

Porque ter? Por onde começar? O que fazer? Como fazer?

Antes de mais, deixem-me dizer que a rotina é a nossa melhor amiga. Se você ainda não a promoveu a sua melhor amiga é porque você ainda não a tem rsrs. É graças a ela que você consegue organizar a sua vida e ter alguma liberdade para poder "viver" um pouco fora da órbita materna. Sem ela você não consegue se organizar com nada, não consegue quase nem sair de casa pois não sabe o que pode acontecer a qualquer momento. Eu tenho duvidas que alguma mãe viva sem rotina rsrs na minha cabeça parece até impossivel, mas talvez exista quem não goste dela, sei lá, existe gostos pra tudo né? kkkk Mas para mim, rotina é das tais coisas que são indispensáveis na vida da criança.

Pode parecer simples, mas a tão famosa e querida rotina não entra nas nossas vidas de uma hora para a outra. Ela demora um pouco até se instalar e ficar finalmente “em casa” e por incrível que pareça, a rotina parece que tem vida própria. Ela chega de mansinho, você vai acomodando ela, ajeitando uma coisa aqui, ajudando noutra coisa ali, e quando você vê, ela chegou e está ali fazendo todo o seu trabalho como se sempre tivesse aqui estado.

Aqui em casa, foi assim. Enquanto não tinha rotina, Matheus tomava banho ora de manhã, ora a noite, quando eu senti que a rotina estava fazendo falta, “abri a porta” e ela entrou pelo banho. Matheus passou a tomar banho as 20h. É, eu acostumei Matheus a dormir mais tarde. Aliás, eu não acostumei, ele naturalmente foi me mostrando que a melhor hora para dormir era por volta das 21h e eu respeitei. O banho passou a ser sempre às 20H e as 21H ele naturalmente já estava molinho e pronto para mamar e dormir.

As mamadas eu deixei que fossem sempre em livre demanda. Matheus mamava quando queria e isso não me atrapalhava em nada. Aliás, me deixava mais tranquila e menos tensa. Mas o sono não. O sono eu tentava controlar o mais possível (os tais ajustes para ajudar a rotina a ficar). Mantinha-o acordado enquanto conseguia, e quando se aproximava da hora do soninho eu começava o “embalo” e se ele pedisse, dava o peito e pronto. Em menos de nada tínhamos bebê dormindo.

E foi assim, baseada na hora do banho e tentando fazer o Matheus dormir nos mesmos horários que a rotina se instalou na nossa vida.

Com o tempo a rotina vai sofrendo leves alterações. Os cochilos vão sendo cada vez mais escassos, a papinha entra na vida do bebê e sem você perceber,a rotina vai se alterando.

Lembro-me que passei umas duas semanas preocupada com o fato de não ter nada parecido com rotina até conseguir fazer com que ela passasse a existir de verdade na nossa vida, mas depois que ela entrou nunca mais me preocupei. Passa a ser algo tão “normal” que você nem nota. Aliás, nota nos finais de semana quando sem querer você a coloca de lado até chegar a segunda e você assumir que sem ela a sua vida seria uma verdadeira bagunça rsrs.

Quanto à rotina do Matheus hoje é mais ou menos assim:

8H Matheus acorda, vem para a minha cama e fica uma meia hora “chamegando” comigo.

8:30H Matheus toma uma mamadeira de vitamina (Leite, mamão, banana e maçã) e come um pãozinho ou come cereais, depende da vontade.

9H até mais ou menos umas 11H/11:30H ele brinca pela casa, umas vezes pede para assistir TV outras fica no quarto bagunçando, outras brincando pela casa ou descendo comigo para ir no parquinho.

11:30H toma banho e se arruma para a escolinha

12H almoça

12:30H veste o uniforme e brinca até dar uma hora da tarde.

13:30 ele já está entrando na escolinha onde fica até as 17:30H

Quando chega em casa são mais ou menos 18H e Rosa ( a fada do meu lar) sempre gosta de ficar com ele no quarto dele brincando enquanto ela assiste a novela. É a hora que ela aproveita para curtir ele um pouquinho sem stress. Eu aproveito essa hora para fazer posts no instagram e responder aos comentários.

19H eu assumo. Dou banho, dou jantar e no máximo 20:30H ele já está dormindo.

A rotina não segue esse horário certinho, mas é baseada nesse horário. Ás vezes ele acorda mais cedo e ai dorme meia hora antes do almoço e aí termina dormindo bem mais tarde.

E por ai? Tiveram dificuldade em instalar a rotina na vida do bebê?

 

[essb-fans style=flat cols=4]
 
TAGS , , , , , , , , , , ,

10 comentários

10 Comentários

Daniele

26 de Março de 2014 às 10:06Responder

Adorooooo a rotina!! o meu começo foi igual ao seu, deixava livre a mamada e o soninho, e aos poucos fui percebendo os horários da Rafa e respeitando, isso foi até os 3 meses. Meu pediatra insistia nos horário regulares das mamadas e do sono, mas eu não sabia como controlar, foi ai que descobri o livro “Crianças Francesas não fazem manhã” então aprendi o truque de controlar a ansiedade e observar ainda mais a Rafa… ai tudo entrou nos eixos, aos 4 meses passou a ter mamadas de 3 em 3 horas, banhos 11h e as 20h, indo dormir as 21h e acordando as 07h — nossa foi ótimo, consegui voltar a minha própria rotina e curtir mais a Rafa, brincar com ela quando estava acordada sabendo quanto tempo eu tinha até ela começar a reclamar de sono ou fome..

Daniela

26 de Março de 2014 às 10:55Responder

Com 1 mês de vida, minha filhota já vive a rotininha do banho as 19:30 com o pai , mama e dorme. Hoje, consegue ficar quase 5 horas seguidas dormindo. Acorda mais uma (vez ou outra, duas)vez antes do dia começar a amanhecer. Fizemos isso, sem pensar, mas deu certo. Rotina desde cedo dá resultados positivos mesmo!! Bjs querida

    Diana

    26 de Março de 2014 às 13:36Responder

    Aqui tudo foi acontecendo naturalmente tb. Ainda não tenho rotina, mas estamos caminhando para ela.. Minha filhota ja dorme a noite toda, o banho também eh sempre no mesmo horário. Incrível como a rotina também torna nossos filhos mais calmos! Bom, pelo menos aqui percebo isso. Na próxima sexta ela faz 3 meses!

Bruna

26 de Março de 2014 às 13:20Responder

Que legal!!! Confesso que eu não tenho uma rotina assim, maravilhosa. Até porque principalmente o horário das refeições são importantes para a criança não ficar muito tempo sem comer, não é?!! Você poderia passar um dia do cardápio do Matheus, as vzs fico sem saber o que dar de sobremesa ou de lanche. Gosto muito do seu blog e do seu instagram. PARABÉNS!!! Felicidadesssss!!!

Bárbara

26 de Março de 2014 às 13:29Responder

Aqui em casa tb tenho rotina e foi muito parecido como ela se “instalou” aqui. Comecei com o banho e mamadas e foi tranquilo.

Maristella

26 de Março de 2014 às 14:15Responder

Minha filha tem 1 ano e desde sempre uso a “rotina” como aliada. Programava o celular para as mamadas de 3/3horas, me organizava para os banhos e hoje continuo seguindo os horários para banho/comer/brincar/tv. Parece que assim tudo fica mais fácil, sem estresse.

Vanessa

26 de Março de 2014 às 21:29Responder

Oi com quanto tempo voce começou a estabelecer uma rotina? Pois meu bebe tem 1 mes, e queria começar a criar uma rotina, ja que trabalho em casa, e por aqui ta uma bagunça só com essa história de ele não dormir a noite!

Bjos

Luana

28 de Março de 2014 às 13:12Responder

Aqui, a rotina já é membro da família tbm. Minha bebê já tem 10 meses e as vzs dorme a noite inteira, as vzs acorda 2x por noite (só na madrugada ainda não existe rotina hehe). Mas com o restante, tudo nos eixos pra facilitar a vida da mamãe. Minha única dificuldade aqui é o fato de ela SÓ dormir no colo e sendo embalada. Já estamos há meses tentando acostumar o contrário, mas não tem jeito. E é assim nos soninhos do dia, da noite e nos da madrugada…só posso colocá-la no berço depois q já está dormindo, senão é gritaria sem fim!
Alguém já passou por essa experiência? Ela ta muito grande, cada vez mais difícil…será q posso ter esperança de um dia ela dormir “sozinha”? Rsrs bjbj

    Renata

    31 de Julho de 2014 às 15:53Responder

    Comment:Luana, no livro cor de rosa da encantadora de bebês (A encantadora de bebês resolve todos os seus problemas) tem um método de fazer a criança dormir sem ser no colo… é bem puxado mas funciona, você tem que ter persistência pra que funcione, ah e muita paciência.

    Boa sorte

Nara

18 de Julho de 2014 às 13:57Responder

A rotina salvou a minh vida!!! rs

Sou mãe d gemeos.. ja imaginou a loucura? Pois é?

A primeira rotina introduzida por mim.. foi com a mamada! Sei muitas são contra. mas eu sincermente, não tinha condições de amamentar 2 em livre demanda! com 16 mamadas diarias eu ja me sentia o dia inteiro com os peitos pro lado de fora.. rs Desde a materninade ensineios a mamar de 3h em 3h.. e isso foi otimo… porque acaou ritmando a vida delas…  julia sempre mamava primeiro.. 40 minutos depis o Guilherme… depois da mamada ditnha o colinho pra arrotar.. a soneca.. as brincadeiras e a mamada novamente.. Na epoca eu tinha baba (que nao confiava deixar os dois nem pra tomar banho) então foi bem complicado e cansativo… mas faria td de novo…

Nos primeiro mes era um unico banho as 8h da manha.. depois introduzi o segundo as 18.. depois banho mamavam e dormiam.. ai eu ia comer.. escovar os dentes. tomar banho.. pentear os cabelos.. rs

Outra coisa,, eles desde o rimeiro dia em casa dormiram no bercinho deles.. cada um no seu.. loogio fio dificil. acordavam pra ficar no colo.. mas fui firme.. e onseguir deixa-los dormir la.. sem leva-los pra minh cama.. imagina eles hoje na cama? ou melhor nós 4? naaao.. não ia dar certo! rs

Hoje meus babys estão com 2 anos e 1 mês.. e continuam a rotina de seg a sex.. (bem modificada claro..) e no fim de semana não me prendo a rotinas.. saio com eles pra qualquer lugar (só evito shops, pois não consegui controlar as birras la ainda), mas damos preferencia a reunir nosso gruop de amigos sem na casa de um ou outro… e nossos babys nos acompanham sempre.. mas fico de olho quando o sono chega (e eles querem permanecer acordados..) qualquer coisa vira birra.. ai corro pro quarto (na casa de quem quer que eu esteja.. meus amigos ja se adaptaram a isso..) e ponho eles pra dormir e continuo com os amigos.. um pouco mais.. depois me recolho  e deixo o marido curtindo so.. afinal.. no outro dia cedo eles acordam e eu preciso de forças pra cuidar deles..

Deixe um comentário