17Jun/14

Bruxismo

POR: MirelaCATEGORIA: Dentista, Papo de Mãe, Papo Profissional(1) COMENTÁRIOS

As causas desse hábito parafuncional não são muito claras, mas podem estar relacionadas com estresse, problemas neurológicos, ansiedade, como também alguma anormalidade de oclusão. O hábito de vida da criança pode estar diretamente ligado ao desenvolvimento do bruxismo, como excesso de atividades físicas, estímulos luminosos e sonoros na hora de dormir. Outros fatores que estão associados ao ranger dos dentes são algumas doenças comuns na infância, como distúrbios alérgicos e doença por refluxo gastroesofágico.

Dependendo da intensidade, frequência e duração do bruxismo, os dentes podem sofrer desgaste do esmalte. Dores nos músculos da face e dores de cabeça também são consequências desse hábito bucal indesejado.

Partindo do princípio que o bruxismo em crianças pode ter várias causas, o tratamento ideal não deve ser isolado. O Odontopediatra irá estabelecer se há ou não a necessidade de intervir naquele momento, principalmente porque estamos lidando com seres em crescimento, e o uso de placa para dormir não está indicado em todos os casos. Além disso, existem outras formas de amenizar o problema como mudanças de hábitos e prática de atividades de lazer ou esportes, que possam ajudar a reduzir o stress e ansiedade da criança. Em outras incidências, porém, está indicado o acompanhamento psicológico da criança e ou da família.

     
    TAGS , , , , ,

    1 comentários

    1 Comentário

    NELBA PAULA

    2 de Setembro de 2014 às 16:27Responder

    Boa tarde!

    Gostaria de saber de vcs tem alguma indicação de Odonto especializado no caso de bruxismo?
    Minha filha tem e sofro mto com isso pq ela é mto stressada e está aos pouco ficando agressiva.
    Ela tem 5 anos! Me ajudem por favor!

    Deixe um comentário