16Mai/13

Bora falar de anemia?

POR: MirelaCATEGORIA: Papo Profissional, Pediatra(1) COMENTÁRIOS

A anemia acomete milhares de crianças de todas as idades. Ela pode ter muitas causas, mas a principal é a deficiência de ferro na dieta.

Os sintomas da anemia vão desde uma imperceptível palidez da pele e mucosas até uma grave alteração sistêmica com perda de peso, fraqueza e até desmaios. O mais comum é a criança estar aparentemente saudável e apresentar apenas palidez.

O tratamento é simples, com a reposição do ferro e, em alguns casos, de outros micronutrientes principalmente o ácido fólico. O famoso sulfato ferroso, que era utilizado no tratamento da anemia, está “aposentado”. Hoje existem formulações a base de ferro que podem ser utilizadas próximas as refeições e não apresentam efeitos colaterais indesejados.

Todo bebê vai apresentar a pele um pouco mais pálida próximo aos 6 meses de idade e isso não significa doença. O organismo do bebê demora a aprender o limite certo da hemoglobina e a reagir com sua queda, logo isso normaliza sem precisar de tratamento. Só a avaliação do pediatra pode determinar se a palidez do bebê é normal ou não. Muitas doenças podem se manifestar inicialmente com anemia, isso pode ser afastado durante a consulta mensal de rotina.

Uma alimentação balanceada, rica em verduras e legumes é suficiente para prevenir e até tratar a anemia. Só é difícil convencer a criança a comer couve, miúdos…. Se você tem dificuldade com a alimentação do seu filho, como a maioria das mães, fique atenta para os sinais de deficiência nutricional e converse com seu pediatra para tentar estratégias para suprir estas carências antes que elas causem algum problema.

Aqui vai uma dica para os maiores de 1 aninho. Suco de couve! Para evitar que seu filho perceba a cor do suco, ofereça em um copo com tampa e opaco. 1 folha de couve + laranja ou abacaxi ou limão + um pouquinho de mel bate tudo, peneira e oferece na hora. Fica uma delícia, pode provar, e pode tomar também! É ótimo para todas as idades.

 

Por Dra. Marina Rocha Azevedo

[essb-fans style=flat cols=4]
 
TAGS , , , , , , ,

1 comentários

1 Comentário

Fernanda

3 de Junho de 2013 às 13:59Responder

Mel para criança de 1 ano? Pode?

Deixe um comentário