Seus bebês já começaram a andar? Ainda não? Hoje vamos conversar sobre dicas para incentivarem a andar.
Cada criança anda de um jeito. Também saibam que ter os pés planos é algo que todos os bebês nascem, juntamente com um gingado que fazem quando eles dão os primeiros passinhos! Como é lindo!
Este gingado dos bebês quando começam a andar é em parte devido à postura, e também devido a depósitos de gordura nos pés deles que o fazem ter pés chatos!
A postura ao Andar muda significativamente durante os primeiros 3-4 anos. Pés chatos, andar na ponta dos pés, ou ter “pernas tortas”, pode ser normal nos primeiros anos da vida. Andar como nós, adultos, normalmente só depois dos 6-7 anos de idade.
A maioria deles ao caminharem não fazem tal movimento sincronizado como calcanhar-dedos até que eles cheguem a completar os 3 anos de idade.
Quando os Bebês começam a andar, eles precisam de uma “ampla base de apoio” para ajudá-los no equilÃbrio, assim eles vão andar com braços e pernas afastadas e os pés podem ficar virados para dentro ou para fora.
E Naturalmente se corrige, geralmente quando a criança torna-se mais confiante nas suas pisadas, isso vai passar. Fale com o médico se o problema de andar em ponta do pé, pés tortos persistirem.
Pois bem, os bebês começam a nadar por conta própria, de forma independente entre 10 e 15 meses, no entanto alguns bebês precisam de um pouco mais de ajuda.
Uma boa dica desde cedo é deixá-los brincar no chão de bruços, para que possam explorar o ambiente ao seu redor e fortalecer o corpo para esta nova habilidade.
A seguir trago algumas formas de ajudar a Incentivar seu bebê a andar, que são:
-Deixem-nos empurrar brinquedos em pé.
-Deixem-nos andar atrás de uma grande bola, enquanto vocês segurem-nos pelas axilas.
-Segurem um cabo de vassoura e deixem o seu bebê se segurarem nele.
-Coloquem móveis baixos perto deles para incentivar seu filho a se apoiar e fazer passos laterais.
-Limitem tempo em andadores, embora saibamos que foi proibido o uso, pois podem desenvolver músculos da panturrilha mais fortes do que os músculos do quadril e contribuir para que seu filho ande na “ponta do pé”.
-Deixem-os também descalços para que eles possam sentir o chão.
-Façam-os fortalecer os músculos do quadril e ajudá-lo a ganhar mais estabilidade em seus pés, deixando um brinquedo ao seu nÃvel do joelho enquanto estão de pés, incentivando-o a se agachar para pegar o brinquedo.
Não esqueçam um bom brinquedo na hora das dicas.
Até mais, criem e brinque!
Deixo meu contato para dúvidas
quelto@yahoo.com.br
Visitem Minhas mÃdias
IG / Fan PAGE
@mamaecriaebrinca
Raquel Soares D. Jaskuslki
Terapeuta ocupacional
Crefito 5/6124