16Jan/13

Amamentação

POR: MirelaCATEGORIA: Depois, Diversos, Papo de Gestante(4) COMENTÁRIOS
c176ed46554b11e2a74822000a9e2993_7(Deixo desde já claro que eu quero incentivar ao máximo a amamentação e que o leite materno é até hoje o alimento mais completo que existe, logo não há melhor para o seu bebê do que o seu leite, mas quero falar da amamentação de uma forma diferente, espero que todas entendam).
Quando Matheus nasceu, no momento em que nasceu (cesariana) foi colocado no meu peito, e senti uma emoção sem igual.
Naquele momento tive certeza que iria fazer de tudo para conseguir amamentar e consegui!
O Matheus teve uma pega perfeita, mamou sem stresses, nem pressões e não me machucou o mamilo, o que agradeço a Deus até hoje por isso, mas para isso tive umas ajudinhas!
Quais? vocês perguntam.
Então, eu Preparei o meu mamilo colocando a partir do ultimo trimestre de gravidez a famosa pomada LANSINOH.
Não passei buchas durante o banho, nao segui modas, só lansinoh, e meu psicológico estava tranquilo com isso, apesar do receio que hoje sei que é super normal e comum!
Para ajudar, pude ficar em casa sem me preocupar com mais nada a nao ser o meu filho.
Não tive que voltar ao trabalho e por isso pude amamentar exclusivo até aos 6 meses.
EU amei amamentar, EU não tive problema algum, EU me senti super a vontade com essa experiencia, EU pude ficar em casa, mas isso gente, fui EU!
Acho chato essa pressão em cima das mães sobre a amamentação.
Tem que ser um negocio prazeroso sabe?
Tem que ser bom para ambas as partes, e principalmente, a mãe tem que colocar na cabeça dela que se quiser, ela consegue amamentar sem passar pelo terror pintado, mas para isso precisa TENTAR! Insisitir e persistir!
No entanto nem todo o mundo consegue, e nao é por isso que é menos mae, ou que ame menos!
Por isso acho errado essa brincadeira de escrever AMAmente.
Só isso ja é uma pressão enorme!
A maternidade como todas sabemos, é uma explosão de emoções e contradições, imagine essa palavra para quem teve depressao pos-parto, se recuperou mas nao conseguiu amamentar devido a medicação que teve que tomar?
Nunca gostei muito, e olha que eu amamentei amando demais a amamentação!
Mas também digo, grande parte das mães, mas grande parte mesmo, não conseguem por causa do psicológico. Nao existe “leite fraco” ou “sem leite”. Existe um sem numero de fatores que levam a isso, e se resumem a “stress”!
Quer amamentar? Fale com o pediatra que escolher para o seu filho. Tem mamilo Invertido? Pergunte a sua medica o que deve fazer. Eu tinha e na maternidade me indicaram um excelente bico de silicone (falo dele noutro post).
Passou os 6 meses, o leitinho passa a ser mais um chamego, e como a natureza é sabia, voce começa a produzir apenas leite necessário  E por ultimo, nem todo o mundo pode ficar em casa para poder amamentar exclusivamente ate aos 6 meses. Infelizmente o país em que vivemos nao pensa nisso quando dá a licença de maternidade, mas para isso existe as maquinas de extrair leite, e voce pode extrair seu leite e guardar para deixar com quem vai ficar com o bebe.
Voltou a trabalhar? Amamente quando chegar do trabalho e de noite antes de dormir, seu leite nao vai acabar por isso, e seu bebe vai agradecer!
O que eu quero com este post é que vocês partilhem a sua experiencia, mas SEM radicalismos, nem censura com as mãe que nao conseguiram!
Por tráz de uma mãe que nao amamentou, lembre-se, existe um motivo com certeza muito forte para tal! E são inúmeros os motivos, acredite!
Voce amamentou, deixe suas dicas, partilhe sua experiencia, mostre á mãe que nao amamentou que se houver uma próxima gravidez, ela pode tentar de novo e conseguir.
Nao amamentou? Deixe o motivo! Tem muitas mães que vao entender e nao a vao censurar.
A unica coisa que nao vale é NAO TENTAR!
Você precisa tentar, e acreditar que é capaz!
     
    TAGS

    4 comentários

    4 Comentários

    Regina

    16 de Janeiro de 2013 às 15:20Responder

    Parabéns pela escolha do primeiro tema e pela forma como foi exposto. Gostei!!

    Andressa Uruguay

    21 de Janeiro de 2013 às 10:56Responder

    Muito bom o texto! Detesto pressão…. Igual ao que fazem sobre parto normal e cesarea… afff… ngm merece!!! Eu quis amamentar e amamento até hj (graças a Deus!). No começo foi dificil, eu ficava procurando aquele momento magico da amamentação que eu via na TV, revistas, etc… Como vc mesmo falou tem que ser bom para ambas as partes e não vale não tentar!!! Não desisti e valeu e vale muito a pena!!! Amo amamentar meu filho que tem 5 meses! Mas sem essa pressão todaaaa, minha mãe por exemplo não amamentou nem a mim, nem ao meu irmão e nem por isso deixou de ser uma mãe maravilhosa pra gente! E detalhe crescemos SUPER saudaveis! Ela sempre caprichou na nossa alimentação, mas não conseguiu amamentar! Acho toda essa pressão desnecessária…..

    Ulli

    1 de Abril de 2014 às 15:32Responder

    Quero engravidar do segundo e filho e estou me preparando totalmente diferente do primeiro que nao consegui amamentar. Foi um transtorno, tive depresssao pos parto, bico invertido (apesar do meu bb ter uma pega perfeita) e tentei por 45 dias, cheia de feridas, cheia de frustraçao e de dor. Enquanto meu bb mamava, eu chorava muito de dor, ia até a lua a voltava, retraia minhas pernas e pé nos primeiros segundos e assim foi o clima la em casa durante esses 45 dias…….. No final das contas hoje vendo meu pequeno feliz, forte e com muita saude, páro pra pensar em 2 coisas: amamentar talvez seja mais importante pra mae do que para o filho e talvez essa campanha toda a favor da amamentaçao tenha tambem (atençao que escrevo tambem, pois acredito nao ser exclusivo) cunho economico ja que o LA é caro e familias de baixa renda nao se podem dar este luxo!

    10 coisas que os homens precisam saber depois que a mulher vira mãe | Mães Blogueiras

    8 de Dezembro de 2014 às 12:25Responder

    […] dela. Estimule-a a fazer uma boa alimentação, a tomar muita agua e a amamentar o bebe, pois a amamentação é o que vai faze-la emagrecer muito […]

    Deixe um comentário