7Abr/14

A difícil arte de ser mãe de dois ou mais filhos

POR: MirelaCATEGORIA: Dicas, Papo de Mãe(1) COMENTÁRIOS

Dos muitos e-mails que recebo com pedidos de ajuda, uma grande parte são de mães de dois ou mais filhos que se sentem exaustas, perdidas e desiludidas com elas mesmas.

A maioria delas,são mães de filhos com idades muito próximas que não sabem bem como se dividir e se sentem mal por não conseguirem dar atenção aos dois como gostariam…

Bem, eu sou mãe de apenas um filho, mas como é claro, já por várias vezes me imaginei mãe de dois e tento sempre me colocar no lugar de quem me pede ajuda para poder ajudar da melhor forma, e concluo sempre que não deve ser nada fácil, no entanto na grande parte das vezes eu fico com a sensação de que, na ânsia de querer dar o melhor, vocês, mães de dois ou mais, terminam exigindo demais de vocês mesmas e complicam coisas que não são pra complicar tanto. Acho que o segredo de ser mãe de mais que um filho é a "descomplicação". Tem que descomplicar senão enlouquece e termina se desgastando e não dando nada a ninguém direito. Acho que a melhor dica é: Não se cobrem tanto. Façam o melhor que conseguem e tenham certeza de que os frutos colhidos lá na frente serão bons.

Mas seguem aqui algumas dicas que podem ajudar a amenizar a sua culpa:

– Tente tirar um tempo para cada filho. Este tempo fará com que cada um sinta a sua atenção e veja que o seu amor por ele continua intato, mas tente também dar amor ao mesmo tempo a todos. Uma ideia bacana que vi uma mãe dar é uma vez por mês dedicar o dia ao filho X. Sai para passear só com esse filho, vai almoçar ou lanchar fora num local que o filho goste etc… isso pode ser bem bacana.

– Evite comparações. Principalmente na frente dos pequenos. Aquela velha história "está vendo, seu irmão não faz isso." Ou "seu irmão consegue, porque você não consegue fazer aquilo?" conhece? Comparações tendem a inferiorizar sempre alguém e traumatizam.

– Tente tirar um tempo para você de vez em quando. Isso faz com que você não ache que a sua vida agora é única e exclusivamente dedicada a maternidade (embora isso pareça bom), mas se você não se dedicar também a você, a tendência é que a sua paciência fique cada vez mais curta e você se irrite muito mais facilmente, e os seus filhos não tem culpa.

– Crie rotina! Não abra mão da rotina hora nenhuma. Ouvi alguém falar uma vez que “A rotina liberta” e achei perfeito. Sem rotina a sua casa vira uma bagunça. Crianças precisam ter regras, horários e limites. E isso é desde muito cedo. Se quiser saber como é a rotina aqui em casa é só clicar aqui.

De resto olhem ao redor e vejam quantos de vocês cresceram com irmãos. Olhem quantas mães passaram por isso que você está passando e tão ai mostrando que deu tudo certo. É fase, vai passar, mas você precisa passar por essa fase de forma calma e mais uma vez seguir os seus instintos maternos SEMPRE. No coração de mãe cabe um montão de filhos não cabe?

Se quiser, conte aqui como é que está sendo ser mãe de dois ou mais filhos.

Os seus comentários são sempre super bem vindos, e se achar o texto pertinente, compartilhe ele nas suas redes sociais. É desse jeitinho que você ajuda o blog a crescer e faz esta mãe supeeer feliz.

#PorqueAquiÉDeMãParaMamãe

[essb-fans style=flat cols=4]
 
TAGS , , , , , , , , , ,

1 comentários

1 Comentário

Érica

13 de Outubro de 2014 às 8:53Responder

Oi
Bom dia
Sei que está viajando… então, qdo voltar (kkkk) veja seu site, pois os links de categoria lá em cima (ex: papo de mãe), não estão abrindo, links de “clique aqui” não levam a nenhum link etc
Bjsss

Deixe um comentário