12Jun/14

A complexa arte de desfraldar

POR: MirelaCATEGORIA: Confessionário, Dicas, Diversos, Papo de Mãe(10) COMENTÁRIOS

Como anda o desfralde?
Bem, a verdade é que quase não anda! Kkkkkk #AndaAPassoDeCaracol
Quando comecei o desfralde, há uns meses atrás, eu sabia que ia ser assim #MeConheço, aliás, eu sabia que o desfralde ia ser assim desde que Matheus nasceu #MeConheçoMesmoBem, pra falar a verdade, não sei bem porque sabia que ia demorar pra fazer o desfralde, talvez preguiça ou medo de não conseguir fazer Matheus entender que tinha que aprender a pedir para fazer xixi, mas hoje o motivo é mais além #BuracoÉMaisEmbaixo. Pouquinho tempo depois de ter começado o desfralde, sofás e tapetes novos chegaram cá em casa, eu sei eu sei, burrei, mas foi uma oportunidade boa e eu não aguentava mais ver a minha sala sem decoração e confesso que na hora da compra, nem sequer me lembrei do fator “desfralde”, até que ter tudo devidamente instalado. Só quando vi a sala montada foi que me dei conta de que desfralde X sofás novos simplesmente não combina.
A verdade é que Matheus ainda não demonstra interesse constante em fazer xixi no vaso e eu demonstro imenso interesse em manter o meu sofá e tapete sequinho sem cheirinho de pipi. Como vêm, andamos meio que desencontrados…
Tá, eu sei que posso forrar o sofá e guardar o tapete por um tempo, até porque ele já foi inaugurado, mas fora de brincadeiras, eu acho que Matheus ainda não está completamente pronto e eu não estou nem um pouco interessada em querer apressa-lo, afinal não vou ganhar nenhum troféu por isso e ele ainda está dentro do tempo normal.
Aliás, é sobre isso mesmo que eu quero falar: Essa agonia que existe em querer desfraldar as crianças cedo.
Se o valor gasto em fraldas pesar muito no orçamento eu até entendo, mas se o valor não fizer assim taaanta diferença, alguém me explica qual a pressa? A fralda é tão prática!
É tipo amamentação. Amamentar além de ser super benéfico para a criança, é super prático! Você pode viajar para onde quiser, quando e como quiser que o fator “comida” não vira nunca um problema. Com a fralda é a mesma coisa!
Fralda garante um bebê sequinho, mamãe descontraída e sem surpresas desagradáveis no meio da rua. É ruim isso?
Existe tempo pra tudo, e as coisas feitas com naturalidade, na minha opinião, correm sempre muito melhor e são sempre mais saudáveis para o pequeno.
Eu tenho colocado ele de vez em quando de cueca, mesmo com fralda levo ele pra fazer xixi no vaso todos os dias várias vezes, e muitas vezes ele ganha prêmio quando faz direitinho, o que me faz estar ativa na fase do desfralde, mas tudo é feito sem agonias e sempre com a certeza de que mais dia menos dia ele vai naturalmente querer parar de usar fralda, e eu vou ficar tão feliz e orgulhosa quanto ficaria se isso acontecesse agora.
Se você está no processo de desfralde, o seu filho tem menos de 2 anos e meio e o valor das fraldas não faz tanta diferença no seu orçamento, sugiro vivamente que você relaxe e faça como eu. Vai ver como fica mais descontraído… O povo??? Ah, deixa que digam, que fale, que pensem… o que importa mesmo é o que você acha, e se estar desencanada com isso te deixa melhor, vamo simbora #TamoJunto

     
    TAGS , , , , , , , , ,

    10 comentários

    10 Comentários

    Rafaela Braz

    12 de Junho de 2014 às 21:05Responder

    Olá, Mirela!
    Tenho 03 filhos e o desfralde dos dois mais velhos foi muito estressante seguia a opniao da familia e quase obriguei os a sair da fralda, mas com o caçula deixei ele a vontade e tudo correu muito bem ela ja tinha 03anos e so precisei de um final de semana para que ele saissse de vez das fraldas nem a noite foi preciso por,espero ter ajudado Beijos

    Fernanda Mota

    12 de Junho de 2014 às 22:41Responder

    Mi, sou seguidora no Instagram e de vez em quando venho ao blog! Acho vc super "real" se é que me entende, rsrs…e por isso gosto de te seguir! 

    Enfim, estou no mesmo processo que vc…aliás, penso do mesmo jeito…confesso que estou compreguiça de desfraldar, convenhamos, é tão mais "seguro" a criança com fralda…rsrs…

    Meu filhote de 2 anos e 8 meses e nào dá sinal de desfralde nenhum…a escola já me intimou a fazer o desfralde duas vezes, até começaram mas eu recuei por achar que ela ainda não tinha dados sinais…mas agora acho que já passamos da hora..fico até constrangida quando me perguntam se ele ainda usa fraldas!

    Comprei o torninho, várias cuequinhas e vou comprar adesivos para toda vez que ele for ao banheiro ganhar um….se é certo eu não sei mas…o que é certo se cada um é diferente do outro?

    Estou na torcida, viu?! 

    Força pra nós!! Hehehe…

    Bjsssss

    Soellyn

    12 de Junho de 2014 às 23:13Responder

    Eu desfraldei minha filha com 2 anos e 9 meses, e não tive problemas, no primeiro dia ela fez todos os xixis no pinico e depois de uma semana já estava fazendo coco também no pinico e só agora depois de 6 meses desfraldei durante a noite e também não tive nenhuma problema, por isso que concordo com vc Mirela, o melhor é esperar o momento que nós mamães sentimos o mais apropriado,  as fases passam tãoooo rápido, intao não vamos forçar a barra….bjos 

    Maria Eduarda

    13 de Junho de 2014 às 10:36Responder

    O desfraude do meu filho aconteceu naturalmente! Ele passou a controlar mais o xixi e pedia pra ir ao banheiro mesmo de frauda descartável; quando observei isso passei a deixar ele de cueca e usava frauda apenas pra dormir. Comecei a acostuma-lo a ir ao banheiro antes de dormir, então todas as manhãs a frauda amanhecia enxuta, passei a deixar ele sem a frauda. Hj ele está com quatro anos de idade e posso dizer que foi ao tempo dele, claro que as vezes tenho surpresa, raramente mais tenho (faz parte)!! Diga: sempre que as mamaes forem trocar a frauda e brincar dizer "meu filho tem que avisar que quer fazer xixi pra gente ir ao banheiro" e quando ele se sentir pronto fará, não podemos esquecer de fazer festa com eles quando isso acontecer, afinal motiva os nossos baixinhos a continuarem. Deu certo comigo! O número dois demorou pra ele se acostumar a visitar o banheiro, mais foi antes dos três anos.

    Kamila

    13 de Junho de 2014 às 22:56Responder

    Tenho gêmeos de 2 anos e 5 meses. Meu filho já usa cueca durante o dia e dorme de fralda. Minha filha não quer saber de usar calcinha. Eu estava agoniada porque ela não quer deixar de usar fralda, mas vou esperar o tempo dela. Não vou mais forçar. 

    layanne alves

    17 de Junho de 2014 às 20:49Responder

    Sou sua seguidora no ig e passeu por isso. Queria desfraldar logo meu peq qdo ele completou 2 anos, tentei junto com a escola mais foi um fracasso so kkkk ai pensei: pra q pressa, cada criança tem o seu tempo… e desencanei, voltamos a fralda, sempre o levava, explicava, mais ele nem tentava rsrsrs tinha ” repuldio” do vaso, e o tempo foi passando, e eu voltei a me preocupar, queria q ele chegasse aos 3 anos sem fralda (a cobrança vinha de mim mesma), mais n quetia pressionar ele. Na escola conversamos e decidimos q ele iria novamente sem fralda, e foi ele aprendeu a segurar o xixi, sim segurava a manha inteira e qdo chegava em casa fazia na roupa ( detalhe pra esperteza do garoto- ele n aceitava a prof dentro do banheiro, entao ela fikva na porta e ele fingia q fazia xixi com a boca kkkk e dava descarga, pq la e tudo da altura deles, e a inocente da prof achando q estava um sucesso kkkkk, ate q um dia comentei q poderia estar acontecendo isso e ela pegou no pulo kkkkkk) disse a ela q voltaria a fralda pq tava com medo de uma infecçao urinaria, pois ele estava segurando por muito tempo… ai ele ja com 2 anos e 11 meses ( antes dos 3 para minha alegria kkkkk), ele levantou do sofa e foi ao banheiro e fez xixi sem pedir, sem falar nada, fraldas noturnas amanheciam seca e com 3 dias apos o xixi no vaso, arrisquei tirar da noite e deu certo, xixi, coco agora so no vaso. ( ele ter segurado xixi por uns dias na escola por um longo periodo, ajudou q ele aprendeu a controlar a vontade, e se estou no carro com ele, ele consegue segurar ate chegar o local certo. ) e viva o desfralde, cada um tem o seu tempo, o filho da vizinha n e melhor q o seu ( aki n teve vizinha, a paranoia era minha kkkk), mais esta ai um depiimento vai q ajuda uma mamae. Bjiiiim

    Clarissa

    19 de Junho de 2014 às 23:35Responder

    Sou mãe de uma menina de 3 anos e meio e por 3 vezes tentei o desfralde e nas duas primeiras vezes foi um desastre! Era xixi p/ todo lado… Desisti, esperei uns 2 meses e tentei de novo… Desastre de novo… Na terceira vez ela estava com 2 anos e 10 meses e foi suuuuper natural! Foi a hora dela, foi super tranquilo e ela estava super pronta! MAS o cocô ela contunuou fazendo na fralda por uns 3 meses, entao eu só colocava p ela fazer e depoia tirava… Com o tempo ela nao precisou mais da fralda para o cocô e hoje não usa mais.

    espere mais um tempo e tente de novo… Se não está sendo natural para ele, é porque ainda não chegou a hora dele… Ele e vc não estão prontos! 

    Paula

    27 de Junho de 2014 às 19:42Responder

    Oi Mirela,

    Tenho um filha da mesma idade de Matheus. Ela já apresenta sinais que queria ser desfraldada desde 1 ano e 5 meses, avisando sempre que gostaria de fazer coco. Mas estava gravida e fiquei com medo de desfraldar e ela regredir. Quando o irmão nasceu ela estava com 1 ano e 7 meses e, após dois meses do nascimento resolvi (ou resolveram pro mim) que iria desfralda-la.

    Estava de ferias na casa da minha mãe, na praia, um calor insuportável, e minha mãe incentivou/pressionou o desfralde. Acho que foi precoce, ela demorou muito pra entender, mas agora com 2 anos e 3 meses está tudo indo muito bem. Mas ela levou uns 5 meses pra entender o processo.

    Acho que não nós preparamos adequadamente pra isso e com meu filho farei diferente, sem pressa, sem pressão!!

    beijos

    mi

    26 de Fevereiro de 2015 às 22:14Responder

    O meu filho tem 2anos e 11 meses e pra mim tem sido complicado ele tem medo chora e grita no pinico e no redutor piorou ele prende o coco até eu por a fralda eo xixi ele senta no pinico mas só faz no chão ñ sei se espero ele entender mas q agora q ele ta soltando maa a língua e quando pergunto se ele q xixi ele sempre responde um ñ bem grande mas vou com calma quem sabe uma hora ele entende obrigada pelas dicas meninas

    rebeca Almeida

    30 de Maio de 2015 às 18:37Responder

    Isso é vdd. O natural de cada um. Tenho um sobrinho que foi desfraldado aos 4 anos e é super inteligente. Mas foi um processo sem forçar e ele decidiu o tempo dele. Em alguns casos exige disciplina, tempo e paciência. Em outros é mais simples. Sou mãe de 3. Um adolescente, que levei uns 2 meses para desfraldar totalmente, na época aos 22 meses. Uma menina de 7 anos, que ná época com 20 meses, conversei com ela sobre o penico e as calcinhas. Fomos comprar ambos e no mesmo dia eu a desfraldei completamente. É claro, que acordava 3x por madrugada por exemplo para levá la ao banheiro na primeira semana. Depois disso deu certo. E agora esse último com 13 meses. Vou esperar mais um pouco e começar devagar. Realmente é um processo difícil, mas é muito importante que nós mães estejamos calmas, não nos cobremos. Afinal?? O que vai mudar alguns meses para o desfralde na vida inteira dos nossos filhos??? Bora ser feliz e fazer o que dá para ser feito! Bjos

    Deixe um comentário