18Fev/14

8 Maneiras de brincar com o bebê no seu primeiro ano de vida

POR: MirelaCATEGORIA: Dicas, Diversos, Educação, Papo de Mãe(2) COMENTÁRIOS

A importância do ato de brincar está diretamente ligada ao desenvolvimento afetivo e a socialização das crianças.

Todos os especialistas coincidem ao afirmar que a brincadeira, intimamente conectada a fantasia, permite resolver tensões e frustrações que de outro modo seriam insuportáveis.

A possibilidade de repetir a mesma brincadeira quantas vezes se quiser ajuda a criança, mediante uma ação especifica, a dominar sua ansiedade. Devemos permitir que a criança repita suas brincadeiras preferidas valorizando e estimulando-a a criar novas possibilidades de ação.

Pois muito bem! Que brincar é uma delícia e que todo mundo adora a gente já sabe. Agora que tipo de brincadeira você pode desenvolver para estimular o seu bebê? 

Desde a hora que nasce, o sistema sensorial de bebê é extraordinariamente desenvolvido. Ele ver, ouve, sente odor e é sensível a dor e ao tato. Então desde muito cedo ele já pode ser estimulado a “brincar” de forma bastante especifica.  Acredito que muitos pais já realizam algumas estimulações de forma intuitiva e estejam certos, quanto maior participação, afeto e atenção, maior o nível de aprendizado.

Segue algumas brincadeiras que podemos realizar neste primeiro ano de vida.

·         Conversar

O dialogo que existia desde quando estava na barriga deverá continuar. É sempre bom conversar com o bebê olhando no olho e em tom de voz baixo. Ele se sentirá mais tranquilo e amado.

·         Massagens

Os bebês são muito sensíveis ao tato, portanto se sentirá mais relaxado se receber massagens associadas a músicas ou canções que a própria mamãe pode cantar.

·         Músicas

Você pode cantar para o seu bebê canções simples associadas ao toque, à medida que canta, poderá simular pequenas coreografias tocando suavemente seu corpinho. Isso o ajudará a perceber seu corpo e desenvolver a percepção auditiva.

·         Ginástica

Depois do quarto mês, você poderá brincar de flexionar as pernas do bebê sobre o abdome, e também os braços sobre o peito, esticando e levantando-o.

·         Brincadeiras com o tato

Você poderá oportunizar momentos onde seu bebê possa explorar diversas texturas como: lisos, ásperos, ondulados, tecidos, pelúcias etc.

·         Brincar com espelho

Depois do terceiro ou quarto mês brinque na frente do espelho, aso poucos ele ira descobrir sua imagem e tentar toca-la. Mais tarde essa brincadeira o ajudará na construção de sua imagem corporal.

·         Audição

Disponibilize brinquedos sonoros e explore com ele a sonoridade e característica que cada som produz. Ex: se o brinquedo emite o som de um cachorro, pergunte quem é que faz esse som? Repita o som para que ele entenda e se tiver um cachorrinho de brinquedo, faça a relação com o objeto propriamente dito.

·         Visão

Procure mostrar sempre uma novidade (não precisa comprar, pode ser um brinquedo ou objeto do seu cotidiano) prefira as que tenham cores vibrantes, faça movimentos deslocando os objetos de um lado para o outro e colocando-os um pouco mais longe para que possa tentar localiza-lo com o olhar.

 

Não esqueça de que cada ser humano tem um ritmo próprio de assimilação e acomodação de conhecimentos, então é importante respeitar e fazer com que esses momentos de conquista e aprendizado  sejam os mais proveitos possíveis."

 

Este texto foi preparado por Josiane Valença 

Psicopedagoga

 

 

[essb-fans style=flat cols=4]
 
TAGS , , , , , , , ,

2 comentários

2 Comentários

Carol Gouveia

18 de Fevereiro de 2014 às 18:10Responder

Adoro suas dicas!

Maria Cecília

22 de Fevereiro de 2014 às 19:08Responder

Adorei! Ótimo post.

Deixe um comentário