18Nov/14

7 Dicas para ensinar o bebê a usar canudo

POR: MirelaCATEGORIA: Dicas, Papo de Mãe(1) COMENTÁRIOS

image-2
Mamães e Papais,

Geralmente, não é muito difícil para um bebê aprender a beber em um canudo. Naturalmente, pois já nascem sabendo sugar.

A maioria dos bebês são capazes de beber em um canudo com 9 meses de idade.

O uso de canudo requer o uso de diferentes músculos e um planejamento motor mais elaborado, o que significa que é um pouco mais desafiador para um Bebê.

Saibam que estes mesmo músculos trabalhados são os mesmos que precisam para mastigar os alimentos em sua boca e dizer os sons das palavras na fala.

Além de que o canudo traz um grande feedback sensorial, traz força necessária para chupar o que faz a criança se organizar e se acalmar para fazer tal ação, Parece ótimo, não é?

⛔️ A deglutição é uma ação muito coordenada. LEMBRE-SE que o uso inicial do Canudo deve ser feita sob a supervisão dos pais, pois muitas vezes os bebês podem engolir rapidamente, e produzir tosse e engasgo com o líquido.

A dica inicial é começar a praticar o uso de canudo com líquidos mais espessos em uma xícara até ele pegar o jeito certo. O bebê deve estar sentado, imagine que ele deve coordenar a deglutição e fazer isso andando ou correndo não vai dar certo, ok?!

A 1ª dica que trago logo de inicio é “Cortar o Canudo”. Deixá-lo mais curto para que o Bebê requeira menos força na sucção para levar o líquido a boca.
O mais provável é que ele fique com a boca aberta ou coloque sua boca sobre o canudo e não vai sugar.

Neste caso, eu tentaria:

1 Pegue o canudo cortado e coloque-o no líquido em um copo longo, para que o líquido fique no comprimento do canudo e feche com seu dedo a outra extremidade do canudo.

2 Com o seu bebê sentado em uma cadeira, coloque o canudo na boca dele e libere o líquido, tomando cuidado para não cair demais de uma vez. Espere que o seu bebê feche a boca em torno do canudo, se ele não fechar, então, derrame nos lados das bochechas e demonstre como faz, para ele te imitar!

3 Repita isso algumas vezes, seu bebê certamente vai parecer interessado na brincadeira. Se caso, ele não participar muito, tente novamente em um outro dia.

4 Note que ele esteja sugando certinho para continuar.

5 Outro passo é tentar colocar o canudo diretamente em um copo ou xícara e deixá-los tomar Sozinhos. Alguns bebês não irão precisar mais de ajuda.

6 Uma outra dica é você também segurar o canudo com o dedo cerca de uma polegada a baixo da boca dele para que você possa controlar o quanto leva a beber.

7 Use um copo de plástico com tampa. Por alguma razão, quando as tampas são colocadas cria um vácuo. Coloque o canudo no copo, com a tampa bem fechada e coloque o canudo até a boca de seu filho e aperte o copo. O liquido vai direto na boca! Faça isso com cuidado, novamente, você não querer que ele se afogue. Incentive, se não fechar a boca e deglutir, claro, demonstre.

Depois de dominado o uso regular do canudo, então provavelmente é uma boa idéia passarem para um copo normal. Há no mercado uma variedade de copos para escolher.

Sabendo dessas informações, criem e brinquem com seus filhos.
Deixem nos comentários como foi que estimularam a eles fazerem uso do Canudo?!

IG / Fan Page
@mamaecriaebrinca
Raquel Soares Jaskulski
Terapeuta Ocupacional
CREFITO 5/6124

     
    TAGS

    1 comentários

    1 Comentário

    Raquel

    18 de Novembro de 2014 às 12:38Responder

    Muito obrigada por este espaço !

    Fico derretida ao aparecer por aqui !

    Este conteúdo foi muito útil p mim espero ajudar as outras mamães!

    Beijo ❤️

    Deixe um comentário