29Abr/14

7 coisas sobre a chupeta que você precisa saber

POR: MirelaCATEGORIA: Dicas, Papo de Mãe(10) COMENTÁRIOS

O assunto é sempre polêmico.
A maioria dos pediatras não aprova muito o uso da chupeta, mas muitas mães alegam que o uso da mesma tem vantagens, desde que usada com moderação (ou sou uma dessas mães).
O mais recente estudo, da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, nos Estados Unidos, diz que a chupeta pode (quem diria) até mesmo estimular a amamentação. Os pesquisadores americanos analisaram os dados de 2.249 crianças nascidas entre junho de 2010 e agosto de 2011. Os resultados mostraram que a taxa de aleitamento natural diminuiu de 79% para 68% após a abolição das chupetas. O que os autores do estudo ainda não descobriram é o que estaria por trás dessa estatística.

Contradições à parte, antes de você decidir se o seu filho vai usar ou não a “pepeta”, você precisa saber algumas coisas.

A seguir, sete coisas que toda a mãe precisa saber.

1 – Atrapalha a amamentação?
Apesar de uma nova pesquisa norte-americana sugerir o contrário (a chupeta pode estimular a amamentação), inúmeros estudos anteriores mostram que a chupeta está sempre associada com um tempo menor de duração do aleitamento materno. O fato acabou sendo decisivo para que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) optassem como recomendação oficial não utilizar bicos e chupetas desde o nascimento. Essa orientação é compartilhada pelo Ministério da Saúde do Brasil.
Tem bebês cuja mãe dá a chupeta com um mês e meio e o bebê para de mamar e começa a perder peso e quando a mãe resolve tirar a chupeta, ele volta a mamar bem. No meu caso eu dei a chupeta quando Matheus não tinha nem um mês e não afetou em nada na amamentação. Ele continuou mamando super bem.
A explicação é que a musculatura e a posição da língua que o bebê usa para sugar a chupeta é diferente da usada para mamar, o que confunde a criança.
Por isso é bom lembrar que a chupeta só deve ser oferecida ao bebê quando a amamentação estiver estabilizada, depois de três ou quatro semanas de vida da criança”. E eu acho que foi isso que aconteceu. Eu dei a chupeta para o Matheus antes de um mês mas ele já estava um “mamador” profissional. kkk

2 – Prejudica a dentição?
Se a sua preocupação é que os dentinhos do seu filho fiquem tortos, há indícios de que, se a criança largar a chupeta até os 2 anos, eles voltariam ao normal. No entanto, há outros problemas. Um hábito oral pode gerar outro. Por exemplo, o uso da chupeta pode favorecer alterações na respiração (pode predominar a respiração pela boca), na postura corporal, na fala e na mastigação. Por aqui também não tivemos nenhum desses problemas até agora, o único problema é que ele já fez 2 anos e eu ainda não consegui tirar a chupeta da vida dele kkkkk

3 – Até que idade meu filho pode usá-la?
Ela deve ser retirada a partir de 1 ano de idade e, no máximo, até os 2. A chupeta tem de ser usada com moderação. Ou seja, não dá para a criança ficar o dia inteiro com ela na boca. Assim, o uso deve ser limitado apenas para dormir, já que a criança tende a cuspi-la depois, e em alguns casos específicos. Por exemplo, no avião, para proteger o ouvido durante a subida e a descida da aeronave, após a vacinação e quando a criança estiver chorando muito. Mas, nesses casos, o efeito é o mesmo do que dar o peito. Como eu falei acima, Matheus já fez dois anos e eu ainda não consegui tirar a dita cuja de cena, e não vai ser nada fácil, infelizmente. Por isso hoje, o meu conselho para toda a mãe que deu chupeta como eu, é que a tire até um ano. Até um ano eles não sofrem tanto.

4 – O que é pior, chupeta ou dedo?
O dedo é pior, sem dúvida, pois será mais difícil  para a criança perder o hábito.já que o dedo você não pode arrancar.

5 – A chupeta alivia a cólica do bebê?
Em um primeiro momento, pode ser que sim, porque acalma (ou mesmo distrai) a criança. Mas, por outro lado, a criança pode engolir ar – e isso só piora a cólica.

6 – Ela previne a morte súbita?
A Academia Americana de Pediatria afirma que o uso do acessório diminui a incidência de morte súbita. Mas se o seu filho não gostar, não force por esse motivo tá?


 7 – A chupeta vira um vicio tanto da mãe quanto do bebê
Foi por esse motivo que demorei a tirar a chupeta do Matheus e agora me sinto culpada porque vou ter que tirar e ele vai sofrer mais. A chupeta vira a tua melhor amiga durante um bom tempo. Como dizem algumas pessoas, é a melhor babá, porque acalma na hora e faz com que o bebê fique um pouco sem você por perto sem chorar. Com o tempo, você vai se acostumando a isso e se “viciando”. Dai quando você começa a pensar que está na hora de tirar, você se treme toda e acha que não vai saber sobreviver sem a sua ajuda rsrs por isso que eu digo, quanto antes, melhor.

E ai?

Qual a sua opinião com relação a chupeta?

Comente, deixe sua opinião, compartilhe.

Eu adoro quando vocês participam.

Bjos

Mi

[essb-fans style=flat cols=4]
 
TAGS , , , , , , , , , , , ,

10 comentários

10 Comentários

Giselle

29 de Abril de 2014 às 9:34Responder

Eu tirei da minha filha com 3 anos e hoje os dentes são normais. Para naum sentir tão a retirada, qndo dormia eu retirava a chupeta e pela manhã escondia e só dava qndo ela pedia. Com umas duas semanas foi diminuindo a vontade ela pedir, ai só usava para dormir, depois de uns 2 meses já naim pedia nem para dormir. Foi super ttanquilo. Agora minha batalha está sendo com meu pequeno, pq ja 3 anos e chupa dedo nem sei como tirar, muito difícil. Bjs

carolinedrummond@hotmail.com

29 de Abril de 2014 às 9:51Responder

No meu caso q sou dentista e tenho um bebe de 40 dias decidi unir o útil ao agradável. Usando da base literária q contra indica eu nao usaria jamais, porém, quando vc ve o bebê colocar a mão inteira na boca ou aquele dedinho..Não tem mãe q resista a chupeta para ajudar a solucionar. Mil% chupeta do que dedo . E ja se preparar p tirar antes de 2 anos.

Yeda

29 de Abril de 2014 às 9:53Responder

Meu filho não quis chupeta e sim o dedo , que já chupava desde a barriga fiquei com medo e fui introduzindo a chupeta até que gostou e esqueceu o dedo . Hoje ele tem 1a6m e ainda não é atento a ordens ou falatório rsrsrs vou esperar  ele fazer 2 ou 3 aninhos para tentativa do " alguém vai levar " papai  noel ou coelho da Páscoa rsrs , uma amiga fez assim com o filho e deu super certo , ela começou conversando com ele antecipadamente que no natal o papel noel iria trocar um presente pela chupeta … E deu certo . 

To confiante !! 

Chupar chupeta é coisa de criança muitas gostam assim como meu filho e não acho justo privar , e só usar com moderação assim como tudo . 

#EuAcho . 

Bjao 

Lauana

29 de Abril de 2014 às 12:45Responder

Não queria usar a chupeta, mas desde que ela nasceu que coloca os dois dedos na boca (o médio e o indicador) gostaria de só dar na hora de dormir, mas ela passa o dia tentando colocar o dedo na boca…

Ana cecilia

29 de Abril de 2014 às 13:47Responder

Minha filha 1 tem 2 anos e meio e chupa chupeta desde q saiu da maternidade, e mamou no peito até os 20 meses. Como eu estava gravida da numero 2 (é mais facil numerar, gente kkkk)) resolvi deixar a numero 1 para que ela se acalmasse, e nao perdesse tudo. Oq aconteceu? Estou tbm viciada na chupeta e morrendo de medo de tirar a da mais velha, pq vai ver a mais nova com a chupeta e vai querer tbm. Creio q tirarei a chupeta das duas ao mesmo tempo, ou seja, quando a mais velha fizer 3 anos e a mais nova fozer 1 ano. Aí pronto, acabou com a historia. Será q vou conseguir????

Leticia Brito

29 de Abril de 2014 às 15:39Responder

Oiee,acho que tem seus pros e contra,mais usei no meu de 7anos ate 2anos mais ele so usava mais p/dormi.Ja o meu de 7 meses usa desdo 1 dia de vida e acho que sera mais deficio tira quando chega a hora,ele procura mais ela durante o dia tb,com 6 meses ja prendia ela no labio inferior,ele gosta mais do que o mais velho quando tinha a mesma idade!

Nil

29 de Abril de 2014 às 21:41Responder

Pro meu bebe de 2 meses a chupeya eh o q salva. O pediatra dele, que é super renomado, diz que chupeta ortodôntica pode sim até 2 anos e que deve ser usada sempre que o bebê está muito estressado. E é impressionante, ele distrai na hora de qualquer dor ou irritação, não sei o que faria sem chupeta aqui em casa. Íamos passar nervoso à toa… Eu acho que cada coisa tem sua fase e se existe há tantos anos é pra ser usada, depois eu vejo como vou tirar. 

 

lidiane

30 de Abril de 2014 às 13:27Responder

Comment:meu filho completou 1 ano dia 05/04, e vou dizer, o uso da chupeta tem sido uma "tortura" pra mim, porque a noite pra dormir eleusa, porém por volta das tantas da madrugada quando ele não está mais com a dita cuja, ele acorda chorando e só se acalma quando eu coloco a chupeta de novo e isso vai umas 3, 4 vezes na madruga, porque ele não abre o olho e pega , ele simplesmente chora pq sabe que eu vou colocar na boca dele. Por esse motivo ele ainda dorme comigo no meu quarto, imagina eu ter que levantar várias vezes a noite e acordar cedo pra ir trabalhar? alguém tem uma dica pra me dar???

Cid

7 de Maio de 2014 às 11:12Responder

Meu bb tem 1 ano e 4 meses, estou querendo tirar a chupeta JÁ, só que como ele fica com a minha mãe ela não esta colaborando comigo, por isso pretendo colocá-lo na escolinha, mas quero tirar o mais rápido que puder.

 

 

Sulamita

14 de Maio de 2014 às 16:50Responder

Dei chupeta pro meu bebê e hoje ele está com 7 meses. Acho que não terei problemas em tirá-la porque ele não é viciado. Adorei o tema abordado e como as questões foram discutidas. Não me arrependo de ter dado e respeito quem não quis. Bom saber que ela tem benefícios também! Fiquei feliz! Beijo enorme Mirela 

Deixe um comentário