31Mar/14

12 Dicas para tirar a fralda sem stress

POR: MirelaCATEGORIA: Dicas, Papo de Mãe(7) COMENTÁRIOS

Potty-Training-Toilets

Hoje é oficial. Matheus aos 2 anos e 10 dias começou o processo de desfralde na escola. Sim, na escola.

Já tem uns meses que eu venho preparando ele para o desfralde, então posso dizer que fui eu quem deu o pontapé de saída. Apresentei o vaso, o mictório, deixei-o algumas vezes sem fralda para ele saber quando fazia xixi e tudo mais mas nunca tive pressa de tirar a fralda dele. Acho que tudo deve ser feito com calma e no tempo certo e assim foi. Matheus aos poucos foi mostrando que estava ficando familiarizado com o xixi e eu ainda tentei oficializar este processo, mas a professora dele que me segue nas redes sociais, viu e pediu para eu esperar mais um pouquinho, pois ela iria fazer esse processo com toda a turminha e assim ficaria bem mais fácil de desfralda-lo. Tenho que dizer que adorei. Não estava sabendo disso  por isso fiquei ainda mais feliz com o colégio dele. Essa ideia de sermos uma “equipe”, eu e a escola, me agrada bastante.

Quando mostrei o recadinho da agenda do Matheus nas redes sociais, várias mães me perguntaram se não estava cedo, e outras perguntaram quando era a hora certa.

Eu sou da opinião que não tem idade certa. Acho que cada criança desenvolve de uma maneira diferente e tem o seu tempo de amadurecimento e cabe aos pais identificar os sinais de que está ou não na hora de desfraldar. A criança dá esses sinais. Umas vezes de forma obvia outras vezes de forma sutil, mas todas de uma maneira ou de outra, uma hora começam a dar sinais.

O que eu não acho bacana é antecipar essa hora. Não entendo o pra quê da pressa. Ás vezes tenho até a sensação de que é para poder dizer que o filho desfraldou cedo, tipo troféu. Eu sei que fralda não é um negócio barato mas poxa vida, chega uma hora que a gente até se acostuma e quando eles crescem não gastam taaantas fraldas quanto no começo. Se o problema forem os gastos com as fraldas ou a questão ambiental, tem as fraldas ecológicas para amenizar tudo. Só não pode é forçar a criança a antecipar algo que mais dia menos dia vai chegar. Antecipar essa fase só vai fazer você se estressar a toa e não vai trazer qualquer beneficio para o seu filho.

Você já viu algum adulto andar de fralda? Uma hora a própria criança pede para não usar mais. Por isso não tenha pressa. A hora certa vai chegar.

Comece perguntando com frequência se ele está com vontade, reforce que ele avise sempre que quiser fazer e então comece a leva-lo no banheiro. É normal que nas primeiras vezes a criança fique sentada no penico sem fazer nada. Não brigue, não se estresse. Tudo tem que ser feito de forma natural e agradável. Quando ele fizer alguma coisa, elogie e faça a festa.

1.       Procure sinais que demonstram se o seu filho está pronto ou não. Ele consegue ficar com a fralda seca por mais de duas horas? Se sim, ele pode estar pronto. Ele prefere brincar de colocar o penico na cabeça como chapéu? Talvez ele não esteja.

2.       Comece o treinamento nos meses de calor, pois fica mais fácil de trocar a roupa, caso escape o xixi, e mantê-lo seco.

3.       Apresente o banheiro a ele e mostre todos os objetos que ele vai poder usar para fazer as necessidades (vaso, mictório, peniquinho, papel higiênico) ensine-o a sentar, depois puxar a descarga quando fizer alguma coisa e por fim, a lavar as mãos.

4.       Deixe que seja ele a escolher se quer usar o penico ou o redutor de assento. O peniquinho deve ficar sempre no banheiro. Não invente de levar pra sala.

5.       Deixe que ele leve um brinquedo para se distrair.

6.       Não fique apressando. Deixe que ele fique ali tentando o tempo que quiser.

7.       Tente manter a rotina de o levar no banheiro a cada meia hora e mantenha todos que cuidam do pequeno envolvidos no processo (babá, escola etc.)

8.       Faça com que essa fase seja divertida. Faça a dança do xixi, bata palmas… use a imaginação.

9.       Converse. Mostre que agora ele esta ficando grande e por isso pode fazer xixi igual os adultos e não precisa mais de fralda.

10.    Se não conseguir, não brigue!

11.   Quando ele fizer alguma coisa (nem que seja uma gotinha) comemore. Faça uma festa daquelas. Mostre que ficou bem feliz.

12.   Se durante o dia ele já estiver firme e pedindo sempre para ir ao banheiro, comece o desfralde noturno. Leve-o para fazer xixi antes de ir para a cama e acorde-o durante a noite para ir ao banheiro (Mas nada de apressar essa fase também. Essa é uma segunda etapa que deve ser deixada mais lá pra frente, tá?).

Uma mãe no outro dia me deu uma dica que várias mães pegaram e vieram contar que funcionou.

É bem fácil. Você compra adesivos divertidos com desenhos que o seu filho goste e cada vez que ele fizer xixi, ganha um adesivo (cocô ganha dois) para colar no banheiro onde ele quiser.

Diz quem fez que funcionou super bem. E eu acho que nessas horas, a criatividade é uma forte aliada!

Bem, as dicas estão dadas, agora é só colocar tudo em prática e torcer para tudo dar certo. Mas lembre-se, se for a hora certa, com certeza tudo vai correr sem grandes estresses.

 

[essb-fans style=flat cols=4]
 
TAGS , , , , , , , , , , , , ,

7 comentários

7 Comentários

nayhara

1 de Abril de 2014 às 8:41Responder

Comecei o desfralde do meu filho com 2 anos e 6 meses, tarde eu sei, mas só agora que senti que está preparado pois começou a falar com 2 anos e também se sentindo incomodado com a fralda. Comprei vários copos de super-heróis (que é paixão dele) e todas as vezes que consegue ele ganha um, vejo que se esforça e fica feliz com a comemoração que fazemos e presente!

Bruna Rios

8 de Abril de 2014 às 21:24Responder

Olá Mirela, adorei o post sobre desfralde! Tenho um filho de 2a3m, e comecei o desfralde dele com 2a1m com ajuda da escola… Com 10 dias ele já estava pedindo para ir ao banheiro direitinho e já não escapava mais os xixis pela casa, mesmo a noite, pois tirei a fralda de uma vez só, porém o cocô ainda não consegui… Quando ele avisa antes , vou com ele para o banheiro mas ele nunca faz sentado, é sempre de pé segurando nas minhas pernas (é uma loucura!), outras vezes faz na cueca e me avisa só depois… Não consigo entender como o xixi foi tão rápido e o cocô está sendo esse transtorno! ah essa dica dos adesivos é ótima, vi uma seguidora sua comentar no instagram e apliquei aqui em casa, deu muito certo para o xixi! Bjsssssss

Juliana

14 de Abril de 2014 às 10:01Responder

Eu consegui desfraldar a minha filha com 3 anos, mas o cocô ainda ta difícil, ela não fax no penico e nem no vaso, só se for na sorte!! Ela ja ta com 3 anos e 4 meses e to na luta com o cocô… ta difícil. Alguma dica?

joelma azevedo

14 de Abril de 2014 às 10:16Responder

Oi lindona!!! eu fui super criticada pela minha pediatra pq 2 meses depois que meu pequeno começou a sentar apresentei o peniquinho! Mas sentia que ele ficava incomodado com o coco na fralda e as vezes não conseguia fazer todo, ficava fazendo aos pouquinhos… mas não pressionei, sempre antes do banho tirava fralda e ele já entendia q era a hora do xixi quando tirava a fralda. Aos poucos fui colocando ele no penico e quando ele queria sair não forçava, deixava ele bem a vontade até que ele foi descobrindo q ali era mais confortável de fazer o xixi e coco, todos os dias quando acorda levo e ele já faz tudo , só levanta quando termina, se tirar ele antes de terminar ele tenta sentar novamente, e quando acaba ele levanta sozinho, mas o legal disso tudo foi que deixei ele fazer a descoberta e ele entender oque é melhor… xixi ele ainda faz na fralda, até pq não tem controle ainda sobre isso, e faz bastante pois bebe bastante agua, mas o coco, só sentadinho no penico e as vezes quando ainda ta brincando e não fui dar o banho, ele fica sentadinho p mostrar p mim que quer ir sentar lá… Só foi dificil tb pedir a minha sogra para acompanhar o processo, mas quando finalmente convenci ela viu que ele adorava, fica sentadinho e balançando as perninhas… uma fofura! acho que um troféu nunca deve ser considerado, pois é um longo caminho, mas adoro estar perto e ajudar a fazer as descobertas da vida, bjos!

NeubaNia Oliveira

20 de Janeiro de 2015 às 6:42Responder

minha filha tem 2anos e 6meses e ainda usa fraldas o dia inteiro não tirar!

NeubaNia Oliveira

20 de Janeiro de 2015 às 6:44Responder

minha filha tem 2anos e 6meses e usa fraldas o dia inteiro e não sei como tirar ! por que ela ainda não fala !

Renata Moreira Borges

29 de Junho de 2015 às 22:35Responder

Minha filha hj está com 2anos e 9 meses e desde fevereiro estamos eu, juntamente com a escola no desfralde. Na escola, desde o início ela é exemplar, pede pra fazer xixi e cocô, e em casa ela também estava fazendo super direitinho. Eu usei a dica dos adesivos e estava dando mega certo. Mas de uns dias pra cá ela regrediu total, está fazendo xixi e cocô na calça e isto está ne deixando triste e estressada, pois tudo estava indo tão bem. Mas isto só acontece em casa, na escola continua fazendo certinho. Me sinto de volta a estaca zero 🙁
Alguém me dá uma dica?! Bjs

Deixe um comentário